Durante todo o mês, na Oficina de Liderança Acemista da ACM Esteio, ocorreu um trabalho voltado para a diversidade cultural dos povos que vivem no Rio Grande do Sul. No desenrolar do trabalho foi abordada a Cultura Indígena, em especial a Guarani. A curiosidade em conhecer um pouco mais desta cultura pôde ser saciada em uma visita programada com a Escola Estadual Karai Arandu, do município de Viamão, que atende a Comunidade Indígena Cantagalo.
Educandos com idade entre 10 e 16 anos (Liderança Mírim e Juvenil) da ACM Esteio realizaram a visita à Comunidade e lá vivenciaram momentos ricos em aprendizagem. Foram recebidos gentilmente pelo Cacique e pela Diretora da Escola, tiveram a oportunidade de conhecer algumas tradições Guarani e realizaram uma trilha em meio à mata nativa.
Em seguida, ocorreu uma integração, onde os educandos participaram de atividades culturais Guarani, tais como a dança e brincadeiras. Também houve tempo para uma partida de futebol.
A ACM Esteio mobilizou seus colaboradores para uma campanha de doação de roupas, que arrecadou cerca de 400 peças e alguns quilos de alimentos, que foram doados para a comunidade Cantagalo.
Foram dois dias de contato com a natureza e de construção de conhecimento real de uma cultura tão bela e pouco valorizada.
“Eu queria morar aqui e ter toda essa mata para brincar” – Isaque Moreira, 10 anos
“Desejo que o Deus toque o coração de vocês para cuidar da nossa natureza e respeitar o índio que ainda vive aqui” – Cacique Jaime, Cantagalo