Dezembro Vermelho

Você sabia que todos os meses do ano possuem cores específicas, voltadas a informar ou conscientizar as pessoas sobre assuntos importantes relacionados à nossa saúde ou nossa sociedade? Saiba um pouco mais sobre o mês de DEZEMBRO.

Para evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), a informação e prevenção são os principais cuidados. Esta conscientização da prevenção de DST’s, principalmente a AIDS, é o foco principal do “Dezembro Vermelho”.  A escolha deste mês se deu por conta do Dia Mundial de Luta contra a AIDS, comemorado dia 1º de dezembro. Por isso a campanha incentiva o uso de proteção na hora das relações sexuais, sempre alertando também que as DST’s podem infectar pessoas de qualquer idade. E este objetivo se traduz na escolha da cor. O vermelho fica representado como símbolo de solidariedade e comprometimento na luta contra a AIDS, assim como contra as outras DST’s. Os laços vermelhos também são instrumentos de esperança e apoio a todos.

Por outro lado, outro assunto abordado na campanha é para as pessoas já infectadas, para as quais o recomendado é procurar o tratamento com antirretroviral o quanto antes. Segundo informações do Ministério da Saúde, pouco mais de 50% dos jovens entre 18 e 24 anos iniciam o tratamento. Além da prevenção e do incentivo ao tratamento, a campanha também se preocupa com a assistência e a garantia dos direitos humanos dos infectados. Serão feitas propagandas na mídia, palestras, atividades educativas, entre outras atividades, a fim de atingir o objetivo do mês.

Na ACM, tentamos transformar e conscientizar a sociedade por meio da educação. Por isso, nos preocupamos em como o tema é abordado em todos nossos serviços e para as diferentes faixas etárias, em especial para os jovens. Informação e conhecimento são as principais formas de buscarmos resultados importantes também nesta causa!

Gostou?

Compartilhe essa notícia com seus amigos.

Tweetar