A ACM Morro Santana atua, desde 1989, no atendimento a crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de torná-los agentes na transformação da própria comunidade. O público é atendido no turno inverso ao da escola, através de atividades esportivas, artísticas, recreativas, pedagógicas e informática, além de atividades de educação ambiental e o serviço social com atendimento individual e familiar.
Procuramos garantir que todos, sem distinção, tenham as OPORTUNIDADES necessárias para desenvolver seus potenciais e, com isso, mudar suas realidades e perspectivas. A partir dessa transformação, um FUTURO MELHOR é possível, e essas pessoas passam a ser AGENTES DE MUDANÇA também em suas famílias e comunidades.
As atividades são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de esportes, nutrição, pedagogia, psicologia e serviço social, entre outras, na região de maior exclusão social de Porto Alegre.
O MORRO SANTANA
Vivem na Região Leste de Porto Alegre 110.451 pessoas. Dos chefes de domicílio, 41,3% têm renda de até 2 salários mínimos e 21,6% possuem até 3 anos de estudo. Quanto à escolaridade, 16,9% da população com 10 ou mais anos de idade são analfabetos. Os percentuais de evasão e de reprovação no Ensino Fundamental são de 9,09% na rede pública e 26,69% no ensino privado (ambos o 2º mais elevado de Porto Alegre). A soma dos critérios socioeconômicos e de educação torna a Região Leste a de maior exclusão da cidade de Porto Alegre.