1º Seminário de Inteligência Artificial na ACM-RS: “Desvendando a Inteligência Artificial” e “Inteligência na Educação – prós e contras

Na manhã deste sábado (24), o Centro Cultural Dr. Mario Cardoso Jarros, localizado na ACM Esportes Centro, foi o palco do 1º Seminário de Inteligência Artificial, com a apresentação de duas palestras sobre o tema: “Desvendando a Inteligência Artificial” e “Inteligência na Educação: prós e contras”. O evento iniciou com a apresentação de Aline Flores, Coordenadora da Unidade ACM Cruzeiro do Sul, seguida por um agradecimento aos convidados, conduzido por Bernadete Maria Franco Cunha, Presidente da ACM-RS. Logo após, a colaboradora e psicopedagoga do Colégio ACM, Fernanda Haag, realizou um devocional, trazendo reflexões que inspiraram os presentes para o início das atividades.

A abertura do encontro foi marcada pela palestra de Rafael Aquino, que traçou um panorama abrangente sobre a evolução da Inteligência Artificial. Aquino explorou desde os primeiros avanços no aprimoramento de máquinas até o uso cada vez mais sofisticado de tecnologias em nossos dispositivos eletrônicos. Ele destacou, ainda, ferramentas inovadoras como o ChatGPT, demonstrando suas aplicações e impactos em diversos campos profissionais.

Na sequência, a palestrante Júlia Andressa Paes dos Santos tomou a palavra, abordando o tema “Inteligência na Educação: prós e contras”. Em sua apresentação, Júlia explorou as vantagens da aplicação de tecnologias inteligentes no ambiente educacional, destacando como elas podem potencializar o aprendizado, personalizar o ensino e facilitar o acesso ao conhecimento. No entanto, ela também alertou para os desafios e riscos associados, como a dependência excessiva das ferramentas digitais, a desvalorização do papel do professor e as implicações éticas que envolvem o uso de inteligência artificial na formação dos estudantes.

Estiveram presentes no evento desta manhã, a presidente da ACM-RS, Bernadete Maria Franco Cunha, o Secretário-Geral, José Ricardo Calza Caporal, o 1º Vice-Presidente Enio Roberto Gonçalves Ferreira, a membro da Comissão de Eventos e voluntária da ACM-RS, Carina Gut Nassif, além de coordenadores envolvidos e demais colaboradores de algumas unidades da ACM-RS.

O Projeto Inovação Educação e Inteligência Artificial é composto pelas colaboradoras: Andrea Rodrigues, Aline Flores, Catiana Foss, Fernanda Haag, Iara Mazzali e Taila Souza.

Além das palestras, a Nova Sala Sensorial da ACM-RS, um espaço de cuidado e aprendizado, projetado para despertar os sentidos e promover o bem-estar, foi inaugurada. A sala é o primeiro exemplar entre as Associações Cristãs de Moços do Brasil e foi idealizada e pensada em cada detalhe pelas colaboradoras Fernanda Haag, Psicopedagoga do Colégio ACM e Iara Mazzali, criadora do Projeto Borboleta. O objetivo da sala é realizar sessões de 45 minutos, com até cinco crianças típicas e atípicas, duas vezes por semana.

Com recursos que estimulam a calma e a interação sensorial, a sala reflete o compromisso da ACM-RS em criar ambientes que atendam às necessidades dos seus frequentadores, fortalecendo o cuidado, a inclusão e o bem-estar das pessoas.