6° Inter ACM de Hapkido e 1° Encontro de Artes Marciais na ACM Vila Restinga Olímpica

Além da diversão e comunicação, o 6° Inter ACM de Hapkido ofereceu competição e muitas opções para quem estava interessado em exercitar novos conhecimentos e aprender novas modalidades. Este novo formato de evento, incluindoo 1° Encontro de Artes Marciais, proporcionou aos educandos a vivência de também outras modalidades, com uma roda de Capoeira, o Maculelê e o Judô.

Maculelê é um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena. Em sua origem era uma arte marcial armada, mas atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música em línguas africanas, indígenas e portuguesas. Num grau maior de dificuldade e ousadia, pode-se dançar com facões em lugar de bastões, o que dá um bonito efeito visual pelas faíscas que saem após cada golpe. Esta dança é muito associada a outras manifestações culturais brasileiras como a Capoeira e o Frevo.

O judô é uma arte marcial praticada como esporte de combate, fundada por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.

As atividades contaram com o prestígio e a colaboração do Grão Mestre Itagiba Vitório e sua equipe de arbitragem da Federação Brasileira de Hapkido, além das participações das unidades da Área de Desenvolvimento Social, a ACM Morro Santana, a ACM Cruzeiro do Sul, a ACM Esteio e a anfitriã ACM Vila Restinga Olímpica.

Confira as fotos do evento:

alt

alt

alt

alt

alt

alt