Sete razões para fazer um intercâmbio para a Irlanda

Conheça alguns motivos para que você escolha este país como destino do seu intercâmbio


Ao decidir fazer um intercâmbio, você automaticamente inicia uma nova etapa que com toda certeza vai marcar sua vida para sempre. Por isso, a escolha do local de destino, é muito importante. Confira abaixo sete razões para fazer um intercâmbio para a Irlanda:

1- Facilidade em obtenção no visto:

Pode parecer bobagem, mas muitos estudantes optam em ir para a Irlanda pela facilidade do visto. Não existe a mesma burocracia de outros destinos consagrados como Estados Unidos, Inglaterra, Austrália ou Canadá. Entre elas:

Burocracias nos outros países

  • Tirar o visto antes de embarcar (Mesmo assim, não existe uma garantia de que você vai de fato entrar no país);
  • Comprovar renda;
  • Fazer entrevista no consulado;
  • Pagamento de taxas consulares.

Na Irlanda, tudo o que você precisa é:

  • Comprar um curso (normalmente de inglês);
  • Comprar seguro saúde;
  • Indicar um local para morar (mesmo que temporariamente);
  • Comprar passagem aérea de ida e volta;
  • Portar €3000 Euros.

Ou seja, praticamente não existe burocracia para se estudar na Irlanda, uma vez que despesas com curso, seguro saúde, passagem e dinheiro para se manter são necessários em qualquer lugar.

alt

2- Riqueza de cultura:

A sua história é por si só um belo atrativo para quem deseja conhecer o país. É uma nação de história sofrida e dividida pela Coroa Inglesa que por muitos anos impôs sua vontade com mão de ferro. É um povo alegre e festeiro. Existem muitos Pubs no país e o Irlandês adora uma boa cerveja. Na região conhecida como “Temple Bar” você vai encontrar diversos Pubs e pessoas do mundo inteiro! Ótima pedida para tomar a famosa cerveja Guiness.

A Irlanda é conhecida internacionalmente na música por bandas como U2, Cranberries, Enya e The Corrs entre outros. Na literatura, existem diversos escritores irlandeses famosos como James Joyce, Oscar Wilde, Bram Stoker e Herminie T. Kavanagh entre outros.

Além dos tradicionais esportes de origem inglesa como Boxe, Futebol e Rugby, o país tem esportes próprios e que você dificilmente vai encontrar fora da Irlanda como Gaelic Soccer e o Hurling. Gaelic soccer é uma espécie de futebol que pode ser jogado tanto com as mãos quanto com os pés.  É considerado o maior esporte amador do mundo. Na Irlanda é um orgulho você jogar pelo seu time. Os jogadores não recebem salários e muitos deles tem profissões normais como, dentistas, médicos, carpinteiros, policiais. Assim como o Gaelic Soccer, o Hurling é um esporte amador. É uma mistura de Hokey com baseball na grama.

3- Poder trabalhar legalmente no país com visto de estudante:

O visto de estudante na Irlanda permite trabalhar legalmente em cursos com duração superior a seis meses por até 20 horas semanais, o que facilita o aprendizado e enriquece a experiência do estudante. O visto de estudante nos cursos de seis meses tem validade de um ano. Assim, após os seis primeiros meses de aula o estudante tem o direito de permanecer na Irlanda e ainda pode trabalhar legalmente por até 40 horas semanais ou mesmo viajar pela União Europeia. Esta é também uma ótima oportunidade para recuperar parte do dinheiro investido no intercâmbio.

4- Ser um país membro da União Europeia:

O simples fato de a Irlanda ser um país membro da União Europeia permite ao estudante com visto irlandês livre acesso ao viajar por toda a União Europeia. Isto proporciona um ganho de cultura muito mais amplo, sendo possível viajar por países como França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, Holanda, entre outros. E os custos para poder viajar de um país para o outro são bem em conta. Uma vantagem adicional é que a maioria destes países utiliza o Euro como moeda oficial e viajar de um país para o outro é bem simples.

5- Preço atrativo para estudantes brasileiros:

A verdade é que a Irlanda veio popularizar o intercâmbio entre os brasileiros. Antigamente, quem fazia intercâmbio era quem realmente tinha uma boa condição financeira. Sabemos que o preço tem um papel fundamental para a maioria das pessoas na hora de tomar uma decisão. E por todas as vantagens que a Irlanda oferece em comparação aos outros destinos de intercâmbio, a demanda pelo país cresceu. Com isso, vieram mais escolas e a popularização dos preços dos cursos de inglês, fazendo com que cada vez mais brasileiros tenham acesso a programas de intercâmbio.

6- Hospitalidade:

O brasileiro é bem recebido na Irlanda e o povo Irlandês já se acostumou um pouco com nosso jeito. Eles sabem que somos dedicados no aprendizado e também somos bons trabalhadores. Os estudantes são importantes peças na economia uma vez que deixam no país dinheiro e movimentam o mercado. Afinal os estudantes também demandam por casa, comida, bens de consumo e lazer.

Uma coisa muito importante é ter em mente que nós é que temos que nos adaptar aos costumes e tradições de qualquer lugar que viemos a conhecer. Assim, evitamos choques e nos damos à oportunidade de conhecer e se envolver em uma nova cultura.

7- Paisagens de tirar o fôlego:

Conhecida pelo apelido de Emerald Isle (Ilha Esmeralda), a Irlanda é famosa pelo verde vivo de sua paisagem e pela rica história Celta de seu povo. Em qualquer passeio que você fizer pela Irlanda você vai se surpreender com paisagens maravilhosas. Você também vai encontrar vários castelos medievais. Simplesmente imperdível!

Quer saber mais sobre intercâmbios e viagens? Entre em contato com a área de intercâmbios da ACM-RS pelo telefone (51) 3213.0600 ou através do email intercambios@acm-rs.com.br.

alt

 Fonte: www.marcelogoes.com.br