Vancouver ou Toronto?

Especialista dá dicas sobre as duas cidades mais procuradas para intercâmbios no Canadá


A comparação e as dúvidas são intermináveis. Depois de anos trabalhando com intercâmbio especializado no Canadá, Rafael Schafer Marques afirma que cerca de 70% das pessoas que procuram um intercâmbio perguntam a mesma coisa e pedem uma comparação. Portanto, você vai conferir a seguir algumas dicas do especialista que podem ajudar a definir qual cidade escolher.

Primeira comparação básica:
Toronto = São Paulo
Vancouver = Rio de Janeiro

Assim como as cidades brasileiras, as canadenses possuem características realmente parecidas. Enquanto você poderá encontrar maior diversidade de atividades culturais, vida noturna e gastronômica em Toronto, em Vancouver você terá mais opções de atividades ao ar livre, paisagens exuberantes e um ritmo de vida mais tranquilo.

Em relação ao inverno, as temperaturas em Toronto são mais rigorosas, sendo que grande parte do inverno será abaixo de zero (sua chance de conhecer a neve!), enquanto em Vancouver a média deve ficar em torno de zero, com um clima mais ameno, porém molhado (chove bastante lá nessa época do ano).

A vida noturna em Vancouver é mais simples, a maioria das baladas fecham por volta das 2am e são poucas as “after hours”. No inverno, porém, as chances de conseguir arrumar atividades em Vancouver são maiores, pois como a temperatura é mais tranquila, pode-se passar maior parte do tempo nas ruas.

Ambas as cidades são muito seguras, mas Vancouver leva vantagem nesse sentido, simplesmente pelo fato de ter menos pessoas na cidade e devido também ao fato de o poder aquisitivo lá ser mais alto.

Um fator que pode ajudar a escolher são as opções de turismo ao redor das cidades. Toronto possui Montreal, Quebec City, Ottawa, Niágara Falls, NY, Chicago e Detroit por perto. Vancouver tem Whistler, Victoria, as montanhas rochosas (Banff, Jasper) Calgary e Seattle.

Uma vangagem de Vancouver: para os viajantes de Air Canadá, os vôos obrigatoriamente param em Toronto, ou seja, se souberem planejar bem a viagem, é possível visitar não só Toronto como as outras cidades ao redor com 10 dias de passeio (bastante corrido, mas dá!). Enquanto que, normalmente, quem vai pra Toronto não tem a passagem para Vancouver. Com isso, quem vai pra Vancouver tem chance de fazer uma viagem “turística” mais completa devido a essas oportunidades.

Quer mais informações sobre programas de intercâmbio para o Canadá? Entre em contato com a Área de Intercâmbios da ACM-RS pelo telefone (51) 3213.0600 ou através do e-mail intercambios@acm-rs.com.br.

alt

Autor: Rafael Schafer Marques (www.canada.sairdobrasil.com)