Ação reúne candidatos à Prefeitura por compromisso com legado social da Copa

Campanha que propõe assinatura de termo de responsabilidade tem apoio da ACM-RS


Na próxima segunda-feira, 13 de agosto, às 9h30, os candidatos à Prefeitura de Porto Alegre estarão reunidos para propor um compromisso social. O evento “Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para a sua cidade?”, que ocorrerá na Faculdade Monteiro Lobato (Rua dos Andradas, 1180, Centro), visa estimular os postulantes ao governo municipal a garantir investimentos sociais como parte do legado dos megaeventos esportivos. A capital gaúcha será uma das sedes do torneio de 2014. O evento, gratuito e aberto à comunidade em geral, é uma iniciativa da Atletas pela Cidadania, do Instituto Ethos (por meio do projeto Jogos Limpos) e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis (através do Programa Cidades Sustentáveis), em parceria com a Fundação Avina e a Amarribo Brasil. A ação conta ainda, com o apoio da ACM-RS.

Os candidatos presentes (Adão Villaverde – PT, Érico Correa – PSTU, Jocelin Azambuja – PSL, José Fortunati – PDT, Manuela D’Ávila – PcdoB, Roberto Robaina – PSOL e Wambert di Lorenzo – PSDB) serão convidados a firmarem os seguintes compromissos: o “Termo de Compromisso Cidades do Esporte”, sobre a garantia do acesso ao esporte pela população; o “Pacto pela Transparência Municipal”, referente à transparência da gestão e dos gastos públicos; e o “Programa Cidades Sustentáveis”, que estimula ações para o desenvolvimento sustentável nas capitais visitadas.

Representando a Atletas pela Cidadania, estará presente a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, presidente da associação. Já o representante do Instituto Ethos/projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios será Felipe Saboya. A Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis/Programa Cidades Sustentáveis será representada por Oded Grajew, coordenador-geral da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo e presidente emérito do Instituto Ethos.

A ação acontece em meio ao momento único vivido pelo Brasil, que, ao sediar os principais eventos esportivos do mundo, tem também o compromisso de realizar investimentos sociais importantes. Além do legado em áreas como mobilidade urbana e infraestrutura, é preciso estabelecer quais serão os outros benefícios para a população.

Depois de Manaus, Cuiabá, Rio de Janeiro, São Paulo (SP) e, agora, Porto Alegre; a ação passará ainda por Recife (PE), no dia 16; Curitiba (PR), no dia 20; Natal (RN), no dia 29 e Belo Horizonte (MG), no dia 31 de agosto. Em setembro, será a vez de Fortaleza (CE), no dia 3; e Salvador (BA), no dia 5.

Além das três organizações realizadoras, a iniciativa conta com a participação das seguintes organizações: Conselho Municipal de Saúde, Conselho Regional de Contabilidade – CRCRS, Faculdade Monteiro Lobato, Grupo de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana – UFRGS, Observatório das Metrópoles – Núcleo Porto Alegre, Sindifisco-RS e ACM-RS.