ACM-RS entrega primeira fase da Usina de Reciclagem de Plásticos na ACM Vila Restinga Olímpica

Com patrocínio da Braskem, a estrutura que irá atender cooperativas de catadores foi entregue para a comunidade nesta sexta-feira, dia 13 de maio

A Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS) formalizou, na tarde da última sexta-feira, dia 13 de maio, a entrega da estrutura física da Usina de Beneficiamento de Plásticos na ACM Vila Restinga Olímpica. O local foi construído com incentivo da Lei de Solidariedade Pró-Social do Governo do RS e patrocínio da Braskem.

A cerimônia contou com a presença do presidente da ACM-RS, Enio Roberto Gonçalves Ferreira, da primeira vice-presidente da ACM-RS, Bernadete Maria Franco Cunha, voluntários e profissionais da ACM-RS. Representantes da Braskem, do Governo do Estado do RS, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Porto Alegre participaram do encontro. Líderes da ONG Mãos Verdes e da Cooperativa Central de Comercialização Integrada (Comint), que apoiaram o projeto, participaram da inauguração.

O evento contou com a presença do ex-jogador de futebol Dunga. Ele, que é parceiro da ACM-RS e apoiador de projetos na ACM Vila Restinga Olímpica, acompanhou a cerimônia e discursou sobre a importância da usina e de todos os trabalhos que já são feitos no local.

Entenda como será o funcionamento da usina.

A estação de reciclagem prestará serviços para as cooperativas de catadores de plásticos, que farão a venda da matéria-prima beneficiada para empresas que transformam os materiais reciclados, agregando valor aos produtos em até 30%. Isso impactará na renda dos trabalhadores da reciclagem em Porto Alegre. Quando estiver pronta, a usina atenderá inicialmente as dez cooperativas que compõe a Central de Comercialização Integrada (Comint), contribuindo com cerca de 400 pessoas.

A usina terá capacidade de fazer a fragmentação de até 60 toneladas por mês das resinas plásticas Polipropileno (PP) e Polietileno (PE), recebidas e triadas pelas cooperativas. Isso irá valorizar o uso do plástico pós-consumo e incentivar a economia circular. Além de realizar o serviço de beneficiamento, o projeto pretende ajudar as famílias dos trabalhadores da reciclagem facilitando o acesso aos serviços sociais que o município oferece. O próximo passo será a obtenção da Licença de Operação da unidade.

A usina de reciclagem também está em harmonia com os diferentes projetos de responsabilidade social e sustentabilidade já existentes na ACM Vila Restinga Olímpica. “Acreditamos no propósito de inclusão social dos catadores de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e na necessidade de proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco. Além disso, queremos elevar a renda familiar e fortalecer a cadeia de reciclagem na cidade, gerando trabalho para famílias sem renda, cujos filhos são atendidos na nossa unidade em turno alternado ao horário escolar”, destaca a coordenadora da Área de Desenvolvimento Social da ACM-RS, Angela Aguiar.

O gerente de Relações Institucionais da Braskem, Daniel Fleischer, comenta sobre a importância da iniciativa. “O plástico é um material nobre cada vez mais utilizado que melhora a qualidade de vida de todos. Após o uso, são muito resistentes e têm alto valor de mercado para os centros de triagens, por isso precisam ser corretamente descartados, reutilizados e encaminhados para serem reciclados, gerando valor para centenas de famílias de trabalhadores deste setor. Essa iniciativa vem ao encontro do compromisso da Braskem de atuar no fomento da economia circular, pela redução de resíduos plásticos nos aterros e no meio ambiente, ampliando e investindo em iniciativas de reciclagem”, comenta.

A unidade ACM Vila Restinga Olímpica foi escolhida para este projeto pela disponibilidade de espaço físico, por estar próximo do público com potencial para ser atendido e pela expectativa de ajudar a melhorar o trabalho dessas pessoas. “A instalação desse projeto também poderá ser um estímulo educacional de conscientização ambiental e de desenvolvimento humano, pois estará sendo feita a inclusão da população em soluções de emprego e renda”, afirma Angela Aguiar.

A ACM-RS tem orgulho em participar deste projeto, que faz parte do nosso compromisso com o desenvolvimento humano e com a transformação da sociedade.

Veja algumas imagens da inauguração.