Projeto de comunicação para jovens é retomado na ACM Vila Restinga Olímpica

Atividade proporciona aos participantes debates e aulas de produção, roteiro, direção e fotografia


Desde o início de março, um grupo de 40 jovens entre 13 e 16 anos da ACM Vila Restinga Olímpica, retomou as atividades do projeto “Transformando realidades através da tecnologia da informação e comunicação”. Os alunos estão tendo aulas de produção, roteiro, direção e fotografia, além de discutirem temas importantes das áreas de educação socioambiental e direitos humanos, entre eles o equilíbrio entre as relações sociais e o meio ambiente, o efeito estufa, a lei Maria da Penha e as consequências dos pré-conceitos nas relações humanas.

Para fomentar os debates, o ambientalista e artista gráfico, Alexandre de Freitas, e o advogado e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, Jorge Terra, participaram recentemente de alguns encontros com a turma. As oficinas estão sendo realizadas sempre nas terças e quintas-feiras, nos turnos manhã ou tarde, contando com equipe especializada e equipamentos compatíveis com as atividades propostas.

Recentemente os alunos do projeto tiveram a oportunidade de visitar a produtora Casa de Cinema de Porto Alegre, onde assistiram à sessão especial do longa metragem “Saneamento Básico”, seguida de uma conversa com o diretor e roteirista do filme e sócio-diretor da Casa de Cinema, Jorge Furtado, e da produtora Nora Goulart. Na ocasião, conheceram a ilha de edição da produtora, sob a intervenção do montador e professor do curso de realização audiovisual da Unisinos, Giba Assis Brasil, que fez uma breve explanação sobre o processo de montagem, a partir de “A História do Amor”, quadro especial do Fantástico produzido para a TV Globo.

Dentro das atividades do projeto estão previstas ainda, visitas a uma emissora de TV e a um estúdio de áudio. A oficina segue com encontros regulares até setembro, quando serão exibidos os trabalhos realizados pelos alunos. O projeto é uma realização da ACM Vila Restinga Olímpica, com o patrocínio da Oi Futuro e produção da Primeiro Corte Produções.

Confira as fotos das atividades:

alt

alt