Ano Internacional da Juventude

ACM é a organização escolhida para falar diante da Assembleia Geral da ONU em nome dos jovens

Em dezembro de 2009, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Resolução 64/134, proclamando o Ano Internacional da Juventude no período de agosto de 2010 a agosto de 2011. Com este objetivo, a ONU quer mostrar a importância que a comunidade internacional dá à integração das questões relacionadas à juventude nas agendas de desenvolvimento em nível mundial, regional e nacional. Como parte das comemorações finais do Ano Internacional da Juventude, a ACM foi a organização escolhida para discursar em nome dos jovens na abertura da reunião de alto nível das Nações Unidas que será realizada hoje, dia 25 de julho, às 11 horas, no horário de Brasília.
A reunião acontecerá em Nova York e será composta por duas mesas-redondas interativas e informais, nas quais serão abordadas, entre outros temas, o reforço da cooperação internacional e a intensificação do diálogo, da compreensão mútua e da participação ativa da juventude como elementos indispensáveis para a integração sócia. A pessoa escolhida para fazer esse pronunciamento é o brasileiro Romulo Dantas, atual secretário executivo da Aliança Mundial para Fortalecimento Juvenil. De uma das zonas mais pobres e violentas de São Paulo, Dantas, 29 anos, investiu 14 anos de trabalho na ACM como voluntário e profissional. “Quando me deram este cargo na ACM, meu sonho era poder dizer ao mundo quais são os temas críticos para os jovens. Agora tenho a oportunidade de falar do pódio das Nações Unidas”, diz ele.

Este é um grande avanço no processo de posicionamento da ACM como uma organização de jovens líderes e uma grande oportunidade para a instituição falar à Assembléia Geral da ONU em nome da juventude no mundo.  “Temos, sem dúvida, uma grande oportunidade de apresentação da nossa ACM ao mundo, além de estimular jovens de todo o mundo a se engajarem em projetos que visam incluir os jovens nas políticas, nos programas e nos processos decisórios em diferentes segmentos da sociedade”, afirma Maurício Vandorsee, secretário geral da Federação Brasileira das ACMs.

O evento poderá ser acompanhado pela internet através de um link disponibilizado na página da Aliança Mundial das ACMs (www.ymca.int) minutos antes do início da apresentação.