Novo Ensino Médio

Entendendo o novo Ensino Médio

A abordagem do Novo Ensino Médio traz a perspectiva de proporcionar a formação integral do estudante, alinhando competências socioemocionais e cognitivas, e estabelecendo o seu Projeto de Vida como um compromisso da escola para a formação do jovem cidadão.
Com a reforma, os componentes curriculares estarão agregados às quatro áreas do conhecimento, correspondendo a 60% da jornada, de caráter obrigatório. Os demais 40% serão compostos pelos itinerários formativos, dando ao estudante a oportunidade de escolher os assuntos de seu maior interesse.

A proposta da nova jornada do Ensino Médio, mediada pelos professores e a gestão do Colégio ACM, envolverá o estudante em situações de ensino e aprendizagem desafiadoras, pautadas na resolução de problemas reais e relevantes ao cotidiano.


O QUE MUDA?


A BNCC, documento norteador das aprendizagens essenciais, traz uma organização por área do conhecimento, promovendo a transversalidade entre os diferentes componentes de uma mesma área e/ou áreas distintas. As propostas evocam o uso de metodologias ativas, cultura digital, resolução de situações problemas e diferentes formas de avaliar os estudantes.

Hoje, o Ensino Médio é composto por uma carga horária de 800 horas anuais ao longo do segmento. Com o Novo Ensino Médio, o tempo mínimo do estudante no Colégio foi ampliado para 1.000 horas anuais (até 2022), assim como uma nova organização curricular foi definida.

A Mudança do Novo Ensino Médio será de forma gradual, trazendo alterações somente na Matriz curricular da 1° Série. Os outros anos do Ensino Médio manterão a mesma abordagem curricular que já está sendo desenvolvida pelo Colégio ACM.


QUAIS OS BENEFÍCIOS


• Aproximar, ainda mais, o jovem de seu futuro acadêmico e profissional
• Aumentar o engajamento dos alunos na escola, com aulas mais integradas entre as áreas
• Potencializar e ampliar seus projetos, por meio de parcerias com instituições de ensino técnico ou universidades para promover atividades diferenciadas
• Contextualizar os assuntos, com base em situações-problema e desafios da nossa sociedade
• Aumentar o uso da cultura digital em sala de aula, transformando professores e alunos em protagonistas nesse processo.


MATRIZ CURRICULAR


É formado por uma jornada de estudos de 30h semanais. Nela, a 1° série do Ensino Médio manterá a mesma carga horária, mudando apenas a distribuição dos componentes curriculares.

Desta forma, a matriz curricular será organizada da seguinte maneira:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


PROJETO DE VIDA


Novo componente curricular para a 1° Série do Ensino Médio

Cada estudante possui a sua história! Por isso, acolher as muitas juventudes no ambiente escolar implica em promover o respeito às diferenças e proporcionar uma formação que auxilie cada estudante a traçar seus próprios caminhos. Nesse contexto, o Colégio ACM aparece como espaço fundamental para que os alunos possam perceber o seu protagonismo!

O objetivo da solução SAS para o Projeto de Vida é colocar o aluno no centro do processo de construção de sua vida, garantindo que ele seja o condutor da sua própria história.

Ciclo Comum – Projeto de Vida: Essa solução constitui uma jornada de aprendizagem híbrida, em que parte da experiência do aluno acontece no aplicativo digital Projet e parte ocorre em aula, junto com o professore a turma. O aluno realiza 16 missões, que foram estruturadas e distribuídas em 4 blocos temáticos: propósito, impacto, escolha e engajamento. Cada bloco aborda as 3 dimensões indicadas na BNCC: eu comigo mesmo (dimensão pessoal), eu e o mundo (dimensão social e cidadã) e eu e as profissões (dimensão do trabalho).


TRILHAS ESPECÍFICAS


Na intenção de substituir o modelo único de currículo por um modelo diversificado e flexível, o Novo Ensino Médio prevê a oferta de Itinerários Formativos, cujos principais objetivos são aprofundar aprendizagens, consolidar a formação integral, promover a incorporação de valores universais e desenvolver habilidades que permitam a ampliação da visão de mundo dos alunos.

As Trilhas Específicas disponibilizadas pelo SAS em 2022 oferecem ao Colégio ACM percursos de aprendizagem semestrais, organizados por áreas de conhecimento e que abarcam os quatro eixos estruturantes definidos nos Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos:

Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo.

Trilhas ofertadas para a 1° Série do Ensino Médio
Fechando a Conta: desenvolvendo consciência.

A Trilha Específica Fechando a conta: desenvolvendo consciência financeira está estruturada em 4 unidades e cada uma delas está subdividida em temas.

• Unidade 1. Consumista, eu?
• Unidade 2. Quem quer dinheiro?
• Unidade 3. Os dois lados da moeda
• Unidade 4. Fechando a conta

Trilhas ofertadas para o 2° Semestre
Investigação Forence: onde está a evidência.

A investigação forense mobiliza múltiplas áreas da Ciência – com destaque da Física, Química, Biologia, Biotecnologia e Geologia -, para a investigação e a resolução de casos criminais. Nesse itinerário, estimulamos a observação, a coleta, a análise e a avaliação de evidências associadas a um contexto de investigação. Por meio do raciocínio científico e do pensamento crítico, os alunos vão ponderar sobre o uso de princípios científicos, além de aprender sobre ferramentas forenses, recursos técnicos, formulação e teste de hipóteses, coleta de dados adequada e conclusões responsáveis.

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