Avaliação Funcional

A avaliação funcional é fundamental para a prescrição do treinamento do aluno, pois através dela é detectado todas particularidades do mesmo, o que permite respeitar ao máximo a individualidade biológica de cada um.

O tempo entre uma avaliação e outra depende de alguns fatores como o número de vezes que ele pratica atividade física por semana e a intensidade dessa atividade.


A avaliação consiste em:

1- Antropometria:

1.1 Peso, Altura, Idade, Sexo, Nível de condicionamento físico (Ativo, moderadamente Ativo, Inativo);
1.2- Dobras cutâneas;
1.3- Perímetros (Circunferências);
1.4- Diâmetros Ósseos.
Com esses dados calcula-se através do protocolo de Pollock 7 dobras, a composição corporal do aluno (% de gordura, de massa muscular, de massa óssea).

 

2- Teste de Flexibilidade

Teste realizado com o aluno sentado no chão, onde ele tentará alcançar o mais longe possível em direção aos pés utilizando-se um instrumento chamado de banco de Wells, afim de avaliar o nível de flexibilidade do mesmo, classificando-os como: ruim, abaixo da média, bom, acima da média ou excelente, parâmtros estes que respeitam sempre a idade e o sexo dos indivíduos.

 

3- Anamnese (questionário)

Momento onde é conversado com o aluno sobre seu histórico, de atividade física, de lesões, problemas de saúde, histórico familiar, medicações em uso.

 

4- Teste Ergométrico

Através do protocolo de BRUCE, de acordo com o tempo que o aluno suportar na esteira, em um esforço máximo ou submáximo, calcula-se seu VO2 MÁX (capacidade máxima do indivíduo de captar, transportar e transformar o oxigênio em energia).

Classifica-se dentro de parâmetros sugeridos pela organização mundial da saúde, se o VO2 MÁX está ruim, abaixo da média, média, acima da média ou excelente, dentro de determinada faixa etária e sexo.

Obs: é verificado a pressão arterial e monitoramos a frequência cardíaca antes, durante e após o teste.

 

5- Avaliação Postural

Neste procedimento o instrutor detecta e discrimina na avaliação os desvios posturais do aluno ( Escoliose, lordose, cifose, etc).

 

Reavaliação Funcional

É muito importante que se faça a reavaliação, pois assim o instrutor e o aluno conseguem ver os resultados obtidos com o treinamento, positivos ou negativos. Quando negativos, intervir através de novas estratégias de treinamento, melhorar os resultados, na busca de sempre satisfazer os objetivos dos alunos.

O tempo entre uma avaliação e outra depende de alguns fatores como, tais como o número de vezes que é praticada atividade física por semana e a intensidade dessa atividade.

 

Horários: segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, quarta a sexta-feira, das 13h às 14h e terça e quinta-feira das 18h às 19h.


Antes de agendar a avaliação funcional, converse com o instrutor.


As atividades estão sujeitas a mudanças de horário. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (51) 3213-6000.