Celebrações de Páscoa na Europa

Dos pratos típicos aos rituais, confira como são as celebrações da Semana Santa na Europa


Embora existam elementos em comuns, as tradições agregam características de cada cultura e região. Há lugares em que os ovos de galinha decorados são o que há de mais tradicional. Em outros, os doces e pães que têm lugar de destaque garantido na mesa. A Área de Intercâmbios  traz para você algumas dessas curiosidades. Boa viagem! 


França

Na França os sinos das igrejas não tocam entre a Sexta-Feira da Paixão e o Domingo de Páscoa. Segundo a lenda, os sinos voam para Roma e, no caminho de volta, deixam cair os ovos que as crianças devem encontrar no Domingo. As crianças belgas fazem, inclusive, ninhos de palha para estes ovos. 

Espanha

Na Espanha a celebração de Páscoa é essencialmente religiosa. Não há, como aqui, o hábito de trocar ovos de chocolate, mas alguns hábitos são semelhantes, como a ausência de carne – come-se peixe e, principalmente, bacalhau – no cardápio da Semana Santa. Há ainda doces típicos da data, como a rabanada (consumida em todo o país) e o Osso de Santo (que faz parte das celebrações de algumas regiões).

Inglaterra

A atividade mais comum nos Estados Unidos é a caça ao ovo de Páscoa. Os ovos cozidos, decorados com tintas e os ovos de chocolate são escondidos e as crianças devem encontrá-los. Em comunidades menores, as crianças da cidade se reúnem em praças para encontrar os ovos, escondidos por todo lugar.

alt

Suíça

Na Suíça, não poderia faltar chocolate nas comemorações de Páscoa. “Os coelhos de chocolate são escondidos dentro de casa e as crianças devem procurá-los, acreditando que quem os levou foi a coelhinha da Páscoa”, conta o suíço Rolf Müller. Além da brincadeira, bem parecida com as que são feitas por aqui, há outras semelhanças entre as celebrações suíça e brasileira, como a tradição de não comer carne na Sexta-Feira Santa. Mas há também diferenças. A segunda-feira após o Domingo de Páscoa, por exemplo, também é feriado por lá. Além disso, eles seguem a tradição tipicamente européia das pinturas em ovos de galinhas. 


Bulgária

Uma das tradições na Bulgária são os ovos cozidos após a missa da Quinta-Feira Santa. Outra são os pães pascais chamados Kozunak, que têm sabor semelhante ao do panetone. Pequenos ou grandes, eles são decorados com ovos vermelhos (sempre em números ímpares) e levados à igreja na madrugada de sábado. Após o almoço de Páscoa, cada pessoa da família pega um ovo e todos começam a batê-los uns com os outros. Acredita-se que quem ficar com o ovo inteiro terá um ano de sorte.

Fonte: http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/especiais-18b.asp

alt