
Hoje celebramos o 203º aniversário de George Williams, fundador da ACM/YMCA. Um homem que transformou uma roda de oração na maior organização de jovens do mundo. Seu legado de amor, respeito e empatia continua vivo em cada ação da ACM.
George Williams nasceu em 11 de outubro de 1821, em Dulverton, Inglaterra. Criado em uma fazenda, ele logo percebeu que a vida no campo não era para ele e decidiu seguir seu caminho na cidade.
Aos 16 anos, George se uniu à igreja e começou a atuar como voluntário em uma escola dominical. Esse foi o início de seu movimento evangelizador, que mais tarde mudaria a vida de milhões.
Em 1841, George Williams chegou a Londres e se deparou com uma cidade em condições de extrema pobreza, onde os trabalhadores viviam em alojamentos precários e buscavam refúgio em bares e prostíbulos.
Incomodado com a situação dos trabalhadores, George criou um grupo de oração no local onde morava. Em pouco tempo, o movimento cresceu e, em 6 de junho de 1844, nasceu a Associação Cristã de Moços (ACM).
O movimento fundado por George Williams logo se espalhou pelo mundo. Hoje, a ACM/YMCA está presente em 120 países e impacta a vida de 65 milhões de pessoas, promovendo transformação social.
Com o espírito de George Williams, a ACM-RS trabalha para transformar vidas, promovendo desenvolvimento pessoal e social. Juntos, criamos um ciclo de transformação para uma sociedade mais justa e fraterna.
George Williams foi nomeado cavaleiro pela Rainha Vitória em 1894, em reconhecimento ao seu trabalho filantrópico. Ele faleceu em 1905 e foi sepultado na Catedral de St. Paul, deixando um legado que vive até hoje.