Colégio ACM: campanha Bullying não é brincadeira

TEMA: Bullying

PÚBLICO: Educação Infantil ao Ensino Médio

PERÍODO: Durante todo Ano letivo

JUSTIFICATIVA

 A campanha “Bullying não é brincadeira” é um movimento que envolve toda a comunidade escolar para conscientizar e prevenir e combater o Bullying dentro do ambiente escolar.

Trabalhar esta temática na instituição de ensino é imprescindível porque nos leva a refletir sobre os nossos comportamentos no ambiente escolar e na sociedade.

Nesta Campanha realizaremos a prática da cidadania dentro e fora da escola. Para que isso aconteça é preciso que todo corpo docente, colaboradores e famílias estejam envolvidos.

A Campanha permeia por todas as ações e projetos que fazem parte do Colégio ACM buscando sempre falarmos sobre o tema de uma forma que todos percebam a razão de mantermos o Bullying fora do ambiente escolar.

OBJETIVOS

 Objetivo Geral: Programar ações de discussão, prevenção e combate ao bullying.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·  Divulgar as datas de prevenção combate ao Bullying.

  • Cumprir a Lei nº 13.185 de 06 de novembro de 2015.

· Identificar precocemente casos de bullying.

· Criar espaços no interior da escola para escuta e discussão sobre o tema.

· Mobilizar os discentes a reflexão sobre bullying, por meio das artes, literatura e projetos.

· Orientar os pais sobre a temática, através de informativos e palestras.

· Estimular a empatia, respeito às diferenças, solidariedade e criar uma cultura de paz.

 · Mobilizar professores a trabalhar o tema em sala de aula.

 · Esclarecer aos alunos sobre o que é bullying e as consequências na vida dos outros.

· Desestimular a prática do bullying no ambiente escolar.

AÇÕES REALIZADAS 2022

Durante todo o ano foram realizadas ações de combate ao Bullying.  A campanha contou com a participação de convidados entendidos do assunto, como os psicólogos Raquel Saling, Graciane Valandro, Michel Andreola e  Alessandra Haag que fizeram palestras e encontros com os temas: Comunicação Não violenta,  Bullying Não é Brincadeira, Bullying na Escola e Gestão Emocional.

Em sala de aula os professores realizaram leituras e projetos pedagógicos com intuito de  promover o autoconhecimento e as emoções de cada aluno. Os estudantes aprenderam de forma criativa a lidar com as emoções, reconhecê-las e respeitar as diferenças do outro.

No dia a dia, o SOE esteve de portas abertas para conversar sempre que foi necessário. O diálogo foi feito sempre de forma acolhedora e promovendo uma escuta ativa para que o aluno se sentisse à vontade. As famílias também são recebidas e escutadas.  O SOE promoveu o Programa Abraço, que ocorre a cada trimestre dentro de uma semana especifica, prevista já em calendário do Colégio ACM. A orientadora entra em sala de aula para proporcionar momentos com dinâmicas e reflexões com principal objetivo de desenvolver habilidades socioemocionais nos alunos, incentivando a lidarem de forma positiva com as próprias emoções.

Dessa forma foram realizadas atividades com parcerias Aline Job, bibliotecária e o professor de Filosofia Juliano Cézar de Lazari, que atua conosco há mais de 20 anos.  Nesses encontros promovemos momentos ricos de conhecimentos e reflexões sobre temas fundamentais, como: empatia, voluntariado, respeito, gestão das emoções, impacto pós-pandemia, ser Acemista e os valores de uma liderança.

A DIREÇÃO DO COLÉGIO ACM mantém a escuta ativa e momentos de reflexão com alunos envolvidos em conflitos, com a equipe e corpo docente. Buscando sempre harmoniosamente o entendimento entre os pares. Promove momentos de capacitações e formação da equipe que atua com os colaboradores do colégio ACM.

FÓRUM DE BOAS PRÁTICAS E JORNANDA PEDAGÓGICA, além de um cronograma de formação a equipe educacional o colégio durante esses dois projetosdesenvolve os colaboradores em geral da instituição,  trabalhando a temática, com intuído de trazer momentos de saberes e reflexões, neste ano, os temas abordados no fórum de boas práticas na educação básica foram: Gestão Emocional, Comunicação não violenta, Inclusão e Bem-Estar. Tivemos a presença de Psicólogos entendidos nos assuntos. Professores, Monitores e colaboradores estiveram presentes e desfrutaram desses momentos ricos e prazerosos de muito conhecimento.

A SUPERVISÃO DE ENSINO faz o acolhimento aos alunos e professores de acordo com a etapa de ensino de seu acompanhamento, com intuito de proporcionar momentos de escuta e reflexão, com objetivo de solucionar os conflitos. Além do trabalhado direto com professores e terapeutas.

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL (SOE) atende alunos e familiares proporcionando momentos de acolhimento, escuta e esclarecimento sobre as ações e consequências dos conflitos em geral. Promove projeto visando momentos de orientação e reflexão.

  • Programa Abraço: a cada trimestre oportuniza a Orientadora entrar em sala de aula para realizar uma reflexão com os alunos sobre temas transversais. Esse ano os temas foram: Empatia, voluntariado, respeito, gestão das emoções, impacto pós pandemia, ser Acemista e  os valores  de uma liderança. Temas Fundamentais para uma relação harmoniosa.
  • Palestras Papo de Escola: são realizadas, a cada mês, uma palestra para trazer temas importantes de serem discutidos.
  • “Bullying”: roda de conversa com os alunos do Fundamental I, sobre “Bullying NÃO é brincadeira.” Palestras para Professores e Pais , com o tema:  Comunicação não Violenta. E Palestra  para alunos do Fundamental II e Médio,  Sobre  Setembro Amarelo, com abordagens sobre o que leva ao suicídio com psicólogos.

O SETOR DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR atende alunos com necessidades educativas especiais, além do trabalho direto para superação as dificuldades de aprendizagem, com as devidas adaptações ao aluno é necessário também acompanhamento ao professor, a equipe e alunos do colégio, visando a inclusão escolar dos alunos, que necessitam de apoio de forma permanente ou temporário, mas sempre com o olhar sensível a suas necessidades e orientando famílias juntamente com o trabalho terapêutico.

Durante o ano letivo desenvolve orientação a toda comunidade escolar:

  • Semana da pessoa com Deficiência, além de outras datas que mantemos em nosso calendário escolar;
  • Campanhas voltadas à diversas doenças, acompanhando o calendário das cores e visando a prevenção de doenças;
  • ACI –Adaptação Curricular Individualizada para alunos com necessidades educativas especiais e buscando sua inclusão no ambiente educacional.

BIBLIOTECA desenvolve importantes projetos visando a reflexão sobre essa temática, tais como:

FEIRA DO LIVRO

Utiliza-se o momento para reflexões, leitura e palestras de grandes autores que ao falar sobre seus livros trabalham assuntos como inclusão, preconceito entre outros que faz a comunidade pensarem sobre bullying.

  • Hora do conto baseado no livro de Rosemary McCarney “Onde eu vou morar? Vida uma criança refugiada”. Este impressionante livro de fotos chama a atenção para milhares de crianças ao redor do mundo que foram forçadas a fugir da guerra, do terror, da fome, de doenças e de desastres naturais. São jovens refugiados em movimento com o pouco que lhes sobrou e cheios de incertezas. É difícil imaginar, mas as imagens deste livro ajudarão crianças que não foram afetadas a se colocar no lugar de quem não tem um lar e a ver como elas são privilegiadas. E, mesmo com um futuro incerto, as crianças se adaptam e são capazes de encarar a incerteza com otimismo. As imagens emocionantes são do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). São fotos de crianças em países como Líbano, Ruanda, Iraque, Níger, Hungria, Jordânia e Grécia.

  • Hora do Conto baseada no livro de Todd Parr “O livro da família”. Com frases curtas, diretas e envolventes, o autor apresenta as diferenças das famílias, abordando assuntos como adoção, diferenças raciais, culturais e sociais. As ilustrações bem coloridas são um dos grandes atrativos do livro. Cada aluno identificou sua família de forma lúdica através de recursos coloridos e atrativos.

  • Hora do conto baseada no livro de Cláudio Fragata “O mal do lobo mal”. Esta narrativa em versos conta a divertida história de um Lobo Mau que fica doente e vai parar no hospital. Ali, para sua surpresa, a enfermeira que vem cuidar dele é uma inocente ovelhinha. O comportamento clássico do Lobo Mau é posto à prova, e ele faz de tudo para não sair de perto da ovelha. Afinal, quais são as intenções do malvado? De forma lúdica as crianças a partir da leitura da obra começam a questionar os estereótipos e como o afeto é capaz de modificar até as personalidades aparentemente mais difíceis. 

  • Hora do conto baseada no livro de Eliandro Rocha “A ponte”. A história mostra os animais interagindo e se complementando em cena. Isso permite que as crianças olhem e falem sobre a diversidade com uma conotação positiva. Ressalta o valor da amizade e respeito às diferenças.

  • Hora do conto baseado no livro de Eliardo França “O rei de quase tudo”. Uma história bem contada e bem ilustrada sobre o comportamento humano e sua relação com o mundo a sua volta. Queria todas as terras. E queria todo ouro que ainda houvesse. Assim, mandou os seus soldados à procura de tudo. E mais terras foram conquistadas. Outros exércitos foram dominados. Nos seus cofres já não cabia tanto ouro. Quis as flores, os frutos e os pássaros. Quis as estrelas e quis o sol. Flores, frutos e pássaros lhe foram trazidos. Estrelas foram aprisionadas e o sol perdeu a liberdade. Uma história onde refletimos sobre liberdade, amizade e egoísmo.

Projeto Conte Mais. Durante nossa feira do livro tivemos a presença deste magnífico projeto foca na inteligência emocional e da construção da identidade moral positiva das crianças. Utiliza a contação de historias como uma mensagem que educa a emoção e o sentimento de maneira simbólica.

  • Presença de Louis Frankenberg autor de “Cinco vezes vivo” e um dos únicos sobreviventes do holocausto no Brasil. Em um bate papo durante a nossa Feira do Livro o mesmo falou da intolerância e principalmente o que o ódio e preconceito podem causar na sociedade em que vivemos. Fui um encontro com a história viva. Um momento lindo que certamente ficará na lembrança de todos.

  • Encontro com a escritora Gisela Rodriguez – Em um bate papo durante a feira do livro conversamos sobre questões de gênero e o papel das mulheres em nossa sociedade.

  • Encontro com o Professor Randal Vieira do Instituto Anne Frank – Em um bate papo sobre Anne Frank, temas como intolerância, xenofobia e preconceito foram discutidos, apontando sempre os perigos de tais temas em nossa sociedade.

  • Presença da escritora e Terapeuta Jane Lucas. A referida escritora fez um bate papo com os alunos do ensino médio sobre bullying e os perigos dos rótulos na adolescência. A mesma também fez uma contação de histórias baseada em simbologias.

  • Semana do abraço- Hora do conto foi trabalhado o livro “Toda família é uma família” escrito por Sara O’Leary . A obra nos faz os seguintes questionamentos: O que constitui uma família? Há um jeito certo? Uma quantidade exata de pessoas? Uma fórmula ideal? De forma afetuosa e bem-humorada, este livro faz uma exploração de diversas formações familiares e demonstra, de maneira sutil, que ao mesmo tempo em que existem infinitas famílias diferentes é o afeto entre seus integrantes que as une e as torna especiais e o livro “ O sol de cada um” para os alunos do fundamental. Esta rica obra fala sobre diferenças, bullying e aceitação.

  • Biblioterapia- O aluno é ouvido e acolhido de forma respeitosa e carinhosa pela bibliotecária que tem o papel de mediadora entre o aluno e o livro que será o suporte que ajudará a criança/ adolescente na solução de suas questões. Diariamente muitos alunos procuram a biblioteca em busca de livros como forma de conforto e acolhimento.

ATIVIDADES EM SALA DE AULA: (Relatos de alguns Professores)

EDUCAÇÃO INFANTIL

 “Este semestre o Maternal BB e Maternal estão explorando o Projeto Descobrindo quem sou eu, portanto, nesta oportunidade de explorar a Campanha contra o Bullying, iremos valorizar a auto imagem, as lindas características de cada um com atividades que iremos explorar o espelho e as fotos das crianças que já solicitamos as famílias, valorizando cada um do jeito que são, com suas belezas individuais que enriquecem o todo.”

Lisiane e Ana, Professoras do Maternal Bebê.

“ No Maternal II trabalhamos as questões de respeito diariamente!Começamos entendendo melhor nossas emoções, através dele conseguimos e as ações que fazemos a partir deles, exercendo assim, o respeito para com o colega dentro e fora de sala! Nas rodas de música sempre surge o boa tarde coleguinhas, onde afirmamos que nossa amizade  nunca acabará, fazendo o possível por ela.Em momentos de brincadeira, já temos um maior entendimento sobre  esperar sua vez , respeitando o seu colega e conversar para resolver  suas situações.”

Gabriela Machado, Professora do MII.

“A turma bem carinhosa e que acolhe bem as diferenças, eles não tinham escutado o termo bullying, mas com minhas explicações e exemplos, trouxeram outros exemplos também, foi uma troca bem legal e de muito conhecimento.”

                                                                                                           Andressa, Professora do JA.

ENSINO FUNDAMENTAL

Ana Carolina e Carolina, Professoras dos 1º anos

Fizemos cartazes, aonde as crianças colaram uns bonequinhos representando as pessoas que sofrem Bullying. Roda de conversa. Discussão em sala de aula e todos percebe que devemos ter uma boa comunicação e respeito com todas as pessoas”.        

 Marilaine, Professora do 3º ano.

 “No decorrer do primeiro e segundo trimestre trabalhamos a respeito deste assunto de forma mais generalizada, discutindo sobre as diferenças individuais e sua importância para o enriquecimento coletivo.

As propostas desenvolvidas no livro de Formação Humana (utilizado quase semanalmente, abordam temas paralelos ao bullying (diferenças, aceitação, respeito, etc. Foram discutidos pelo grupo com muita seriedade.

Além das propostas do livro acima citado, fizemos uma hora do conto sobre a obra “O menino transparente”, seguida de discussão e levantamento de ações protetivas: o que cada um do grupo pode fazer ao perceber ou ser vítima de bullying?

Esta proposta foi desenvolvida desta forma por entendermos que o combate à intolerância deve ser feito pelo coletivo, com a observação e adesão de todos do grupo. Uma das

discussões mais significativas foi a respeito da omissão diante do bullying e no quanto ela pode ser compreendida como um apoio à prática das agressões físicas ou mentais.”

Eda Mariza De Maman,  Professora do 5º ano.                                                                     

 “Conversamos sobre o bullying… sobre como eles percebem o diferente e as causas de não aceitar o que não é igual a nós. Na roda um aluno citou que tinha livro Flicts de Ziraldo que fala sobre cores e as particularidades de cada um …e cor “sem vida” do grupo de cores. A maioria  da turma já  conhecia o livro e pegamos a referencia  dele para discussão: devemos conviver  com as diferenças e respeita-las O bate  papo  foi rico, eles trouxeram relatos pessoais e como devemos ser um grupo mais acolhedor  e conviver em harmonia.”                   

  Narjara, Professora 5º ano.

FUNDAMENTAL II E MÉDIO

Todos os professores são envolvidos para diferentes reflexões sobre o tema. Além dos projetos já citados, tem um que tem o envolvimento direto do educando, o projeto “Desafios do Bem”, faz parte do currículo a formação humana de nossos alunos. Dessa forma são trabalhadas concepções de valores, respeito e a promoção da Cidadania pautada na igualdade, inclusão e principalmente Ética. Temas o autoconhecimento, questões sociais são abordados convidando o aluno refletir sobre a temática, e assim, utilizam-se de diferentes maneiras e situações para se expressarem.