Na última sexta-feira (16), o Colégio ACM realizou, no auditório da escola, uma palestra de conscientização contra o preconceito à comunidade LGBTQIAPN+, voltada aos alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
Ministrada por Fábulo Rosa, chefe do Departamento de Diversidade Sexual da SJCDH (Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos), a palestra abordou temas como: preconceito contra a comunidade, o que são orientação sexual, sexo biológico e identidade de gênero, além das diferenças entre esses conceitos e os direitos das pessoas LGBTQIAPN+. Também foram apresentados canais de denúncia de violações de direitos humanos, como o Disque 100, oferecido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Comemorado em 17 de maio, o Dia Internacional de Combate à LGBTQIAPN+fobia marca a data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID). A data foi escolhida pela militância como símbolo da luta contra a homofobia e, atualmente, busca englobar também o combate à transfobia, bifobia e outras formas de preconceito que afetam a comunidade LGBTQIAPN+.
Infelizmente, o Brasil lidera o ranking de países que mais matam pessoas LGBTQIAPN+ no mundo. Por essa razão, ações de conscientização são fundamentais não apenas para reduzir esses números, mas também para ensinar às futuras gerações a importância do respeito a essas pessoas. Consciente do seu papel na formação cidadã dos educandos, o Colégio ACM trouxe o tema para dentro do ambiente escolar, reforçando a mensagem de que a escola é um espaço seguro e de respeito a todos.
Ao final da palestra, foram distribuídas entre os alunos camisetas e leques do RS Diversidade — estes contendo informações sobre a rede de serviços e atendimentos direcionados à população LGBTQIAPN+ nas mais diversas áreas.
Confira as imagens do evento.







