Conheça a história e a importância do Comendador Maia

Um homem cujo legado é parte intrínseca da história da ACM-RS e da cidade de Porto Alegre. Assim foi Antonio de Oliveira Maia – ou simplesmente Comendador Maia, como é conhecido.

Ele nasceu em 1856, filho de Joaquim Antonio de Oliveira Maia e Maria Julia de Oliveira Maia. Em Porto Alegre, trabalhou como comerciante e atuou como filantropo. Na capital, residiu até sua morte, em 24 de março de 1930, aos 74 anos.

À Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul, ele foi responsável pela doação do terreno onde foi construída a sede social da instituição, na avenida Washington Luiz, no centro de Porto Alegre, realizada em 25 de maio de 1925. Atualmente, o local é a sede principal da ACM-RS, abrigando a Diretoria e a Secretaria-geral da instituição, e também as unidades ACM Esportes Centro e Colégio ACM.

Mas sua contribuição com a cidade de Porto Alegre possui outros registros: o Comendador Maia também foi Irmão Provedor da Santa Casa de Misericórdia, o mais antigo hospital do Rio Grande do Sul. A grande honraria bem como seu juramento à instituição foi registrado no dia 28 de julho de 1894.

Um grande exemplo de espírito solidário e fraternal, Comendador Maia deixou um representativo legado através de suas doações, impactando até hoje na vida de milhares de pessoas.

Fontes:
Memorial ACM-RS.
Véra Lucia Maciel Barroso – Historiadora responsável pelo Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.