Criado na ACM, voleibol completa 128 anos de existência no mundo

O esporte nasceu nas quadras da YMCA dos EUA e hoje faz parte das Olimpíadas

Um dos esportes mais populares do mundo, o voleibol foi criado em 1895 por William G. Morgan, diretor de Educação Física da ACM Holyoke, em Massachussetts, nos EUA. Inspirado no uso da rede de tênis, o professor Morgan desenvolveu o vôlei de modo que seus praticantes não necessitassem de equipamentos mais complexos, como raquetes. 

A bola apropriada para a prática do vôlei também foi criada por Morgan através de uma adaptação da bola de basquete, que era maior e mais pesada. Foi então que o professor elaborou uma bola de couro, de menor tamanho e mais leve, que se mostrou mais adequada ao estilo de jogo do vôlei. 

As regras iniciais e os conceitos de base foram estabelecidos. Neste momento nascia o Mintonette (primeiro nome do esporte, em referência ao Badminton). O professor Halstead, colega de Morgan, chamou atenção sobre o modo de saque e propôs o nome de Volleyball (em tradução, algo como uma “rajada de bola”).

O movimento da ACM Internacional foi instrumento decisivo para a expansão da popularidade do novo esporte. O estilo de jogar e as regras se desenvolveram de forma diferente em cada área e país do mundo. Na Ásia, devido à baixa estatura da população, a rede era mais baixa. Em alguns lugares haviam nove jogadores por equipe, em outros seis, alguns jogos não tinham rotação, eram permitidas tentativas de saque e a quadra era mais estreita.

William Morgan faleceu em 27 de dezembro de 1942, já reconhecido em vida pela invenção de um esporte que, nos anos seguintes ao seu falecimento, alcançou grande popularidade e se tornou um dos mais praticados em todo o mundo.