Crianças e jovens juntos pela paz nos esportes

Colégio ACM Centro sediou 15º Encontro Metropolitano dos Construtores da Paz.

 

 

Crianças e adolescentes unidos por uma causa comum: a paz nos esportes. Este foi o principal objetivo da 15ª edição do Encontro Metropolitano dos Construtores da Paz, realizada na tarde de 19 de outubro no ginásio do Colégio ACM Centro. O evento reuniu cerca de 20 escolas e 500 estudantes em uma tarde de alegria e apresentações artísticas e esportivas.

 

A abertura contou com a banda New Big Band, projeto que surgiu em 2007 como alternativa de aperfeiçoamento aos alunos de música das bandas escolares do município de Porto Alegre, que executou o Hino Nacional como o acompanhamento, na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) dos alunos do Colégio Frei Pacífico. Em seguida, delegações de escolas e instituições participantes e apoiadoras desta edição do evento desfilaram suas bandeiras e estandartes. O Grupo de Diálogo Interreligioso foi responsável pelo momento de reflexão ecumênica da tarde.

 

A vice-presidente da ACM-RS, Candida Gianoni de Freitas, deu as boas-vindas a todos em nome da instituição, que em novembro completa 110 anos. “Gostaria que os alunos tivessem perseverança em manter a paz nos esportes durante todo o tempo em que estiverem na escola”, disse à plateia como forma de incentivo.

 

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, lembrou: “estamos em um local propício para discutirmos a paz nos esportes. Aqui neste ginásio, diariamente, dezenas – e até centenas – de estudantes como vocês buscam a paz”. Ele recomendou às crianças e jovens que não esqueçam da solidariedade e do coleguismo na prática desportiva.

 

O secretário estadual de Esportes e Lazer, Kalil Sehbe Neto, representou o Governo do Estado no evento. “Projetos como este nos engrandecem. Não podemos esquecer que o esporte é o grande construtor da paz, unindo povos e nações”, reforçou.

 

Também estiveram presentes autoridades como o coordenador executivo do Comitê Gestor Copa do Mundo FIFA 2014, Carlos Simon, o secretário municipal de Esportes, José Edgar Meurer, a secretária municipal de Educação, Cleci Jurach e o secretário municipal da Juventude, Luizinho Martins; além do secretário geral da ACM-RS, Zolair Trindade de Oliveira, do diretor da Rede Acemista de Ensino, Leopoldo Radavelli, atletas e representantes de diversas federações esportivas.

 

A tarde seguiu com apresentações artísticas das escolas e projetos participantes e com demonstrações de esportes, como Hapkido e Patinação, por atletas medalhistas.

 

Realizado pela primeira vez em 1997, o Construtores da Paz tem sede itinerante. A cada ano elege-se um tema, que é abordado em uma grande apresentação, sediada por um dos colégios que integram o projeto.

 

Confira fotos do evento:

 

 

 

 

 

Veja mais fotos em nosso perfil no Facebook