De doadores a investidores sociais

Objetivos da Comenda ACM-RS são apresentados em Café da Manhã

Os objetivos da Comenda ACM-RS foram apresentados na manhã desta quinta-feira, 16 de junho, a associados da instituição que já colaboram com a doação de recursos financeiros durante encontro realizado no Centro Cultural da ACM Esportes Centro. A Comenda ACM-RS é uma forma de reconhecimento às pessoas que investem e contribuem para a transformação de nossa sociedade através do apoio financeiro ao trabalho desenvolvido pela Associação Cristã de Moços no Rio Grande do Sul. Mais do que identificar doadores, a distinção faz parte de um processo de transparência e retorno aos doadores.
“A doação envolve motivação. Temos que mostrar que ela é uma forma de dar sustentabilidade àquilo que faz diferença na vida das pessoas”, lembrou o secretário-geral da ACM-RS, Zolair Trindade. O coordenador de Comunicação e Marketing Diego Volkart acrescentou que a ACM não é uma instituição pautada pelo lucro e sim o trabalho com um ativo muito maior, que são as pessoas. Atualmente, mais de 40 mil pessoas tem relação direta com a instituição, não apenas pelo esporte, mas também pela educação e projetos de desenvolvimento social.
Para a associada Cheila Bartolomé Martins, além do amor ao próximo, a transparência é o que leva os doadores a contribuírem. “A partir do momento que se vê a mesa de uma criança na escola, o que está sendo feito por ela, é impossível não sentirmos prazer em doar. Por isso é importante sabermos aonde os recursos são empregados. Precisamos que a comunidade veja isso, entenda a filosofia do amor da ACM e o valor agregado que uma contribuição financeira desse tipo tem”, disse.
Já o associado Élio Edegar contou que o ato de doar já é intrínseco em sua família. “Mesmo tendo origem pobre, nunca passamos fome, e sim dificuldades. Mas não deixamos de ajudar os outros. Hoje, estou em uma posição em que posso contribuir mais. Uma campanha como essa nos dá uma força maior para difundir e trazer outras pessoas para a causa”, falou. “Somos multiplicadores e nosso objetivo é fazer cada vez mais com que a ACM seja vista pelo seu trabalho sério e possa formar uma sociedade um pouco mais participativa”, ressaltou.
O presidente da ACM-RS, Roco Antônio Cosenza Rímolo, comentou que a ideia principal da Comenda é motivar os multiplicadores a desenvolverem um novo comportamento. “Não quero induzi-los ao assistencialismo, não é essa a missão da ACM. Quero é incentivá-los para que se tornem mobilizadores sociais. Unidos e fortalecidos temos condição de fazer muito mais. Ser um investidor social é muito mais que doar. É ser um soldado que busca um elenco de pessoas dispostas a fazer o mesmo”.

Confira fotos do evento: