Dia de Finados no Cemitério Ecumênico João XXIII

Regido pela emoção e pelo ar de reverência aos que já se foram, o Dia de Finados no Cemitério Ecumênico João XXIII tocou seus quase 10 mil visitantes pela delicadeza de sua programação cultural, que teve entre as atrações a apresentação do músico Bagre Fagundes, acompanhado pelo filho mais novo, Paulinho Fagundes, ao violão, e pelo aclamado gaiteiro Luciano Maia.

Bagre e seus convidados trouxeram o show Um Sarau Onde o Tema é Saudade para o palco montado especialmente para ocasião ao lado do altar. “Nosso sarau é uma proclamação da vida”, disse. O evento também teve participação especial de seu filho Ernesto Fagundes, que cantou ao final da apresentação o hino Graças Dou, acompanhado pela plateia.

Um grupo de cordas e sopro, composto por quatro instrumentistas, também acompanhou a visita dos freqüentadores a seus entes queridos, deslocando-se pelos blocos do Cemitério na parte da manhã e à tarde. A programação de Finados ainda contou com a celebração ecumênica In Memoriam do frei Achylles Chiappin (que foi acompanhado pelo músico André) e com culto regido pelo Grupo de Diálogo Inter-Religioso, composto por representantes de diversas religiões.

No corredor central do primeiro piso foram montados os oito paineis com a história da ACM-RS, proprietária do Cemitério. Neles, os freqüentadores puderam conhecer um pouco do trabalho realizado pela instituição em seus 110 anos de existência.

Os visitantes do Cemitério João XXIII puderam verificar sua pressão arterial e nível de glicose no sangue. Mil exames de cada foram feitos em parceria com o Lions Club. Os pais contaram com Espaço Kids, no qual puderam deixar suas crianças brincando em segurança, sob a orientação de monitores. Voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) receberam e aconselharam as pessoas que buscaram o serviço, localizado no primeiro piso.

No Espaço de Conscientização Ambiental e Social, foi apresentado o trabalho desenvolvido pelo Centro Social João XXIII e pelo Grupo de Geração de Renda da ACM Cruzeiro do Sul, que montou no CEJ uma feira de artesanato com produtos confeccionados por seus integrantes. Também houve a distribuição gratuita de mudas de minirrosas e de flores artificiais confeccionada pelo Grupo de Geração de Renda da ACM Morro Santana, acompanhadas de mensagens de conscientização ambiental.