Dia de Finados no Cemitério Ecumênico João XXIII

Programação desse ano teve atividades culturais, ações sociais e promoção de saúde e bem-estar.


O Dia de Finados é o principal momento do ano para homenagearmos aquelas pessoas que não estão mais conosco. Em vista disso, novamente o Cemitério Ecumênico João XXIII buscou elaborar uma programação diversificada para atender a cerca de 9 mil visitantes que visitaram o Cemitério esse ano, que
teve ainda um caráter especial pela comemoração dos 40 anos do CEJ, representando o imenso respeito buscado no dia-a-dia.


Entre as atrações, os visitantes puderam verificar sua pressão arterial, nível de glicose no sangue e realizar um teste de avaliação da capacidade respiratória, em parceria com o Lions Club.


Para tranquilidade dos pais, o Cemitério novamente disponibilizou o Espaço Kids, no qual puderam deixar suas crianças brincando em segurança, sob a orientação de monitores. Voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) receberam e aconselharam as pessoas que buscaram o serviço, localizado no primeiro piso.


Um Grupo de Cordas e Sopro, composto por quatro instrumentistas, deslocou-se pelos blocos do Cemitério na parte da manhã e à tarde, embalando com uma selecionada trilha erudita o momento de homenagens dos visitantes.


No Espaço de Conscientização Ambiental e Social, houve a distribuição gratuita de mudas de suculentas e de flores artificiais confeccionadas pelo Grupo de Geração de Renda da ACM Morro Santana, acompanhadas de mensagens de conscientização ambiental. Também ocorreu uma exposição sobre a Área de Desenvolvimento Social da ACM-RS, através da apresentação de uma exposição de banners e trabalhos do Centro Social João XXIII e do Grupo de Geração de Renda da ACM Cruzeiro do Sul, que montou no CEJ uma feira de artesanato com produtos confeccionados por seus integrantes.


A programação de Finados ainda contou com uma Celebração Ecumênica In Memoriam, conduzida pelo frei Achylles Chiappin, com acompanhamento musical. O altar ecumênico esteve lotado de visitantes para esse momento de grande emoção e reflexão, e antes do início da celebração ainda ocorreu uma apresentação musical das crianças do Centro Social João XXIII, projeto mantido pelo Cemitério.


Confira fotos do evento: