Em Finados, Cemitério João XXIII oferece programação com arte, espiritualidade e valorização da vida

Um dia para valorizar a vida e homenagear aqueles que não estão mais conosco. Assim é o Dia de Finados no Cemitério Ecumênico João XXIII, uma data carregada de carinho, memória e saudade. Neste feriado, as milhares de pessoas que visitaram o cemitério ou fizeram parte das atividades virtuais encontraram uma série de homenagens especiais – além, é claro, de todos os cuidados necessários. 

Um dos destaques do dia foi a inauguração do painel Pássaros, de 15m², criado pelo artista plástico gaúcho Tiago Berao, que ficará em exposição permanente em um mural no principal andar de circulação do cemitério. Na cerimônia de inauguração – que contou com a presença de lideranças da ACM-RS, voluntários e colaboradores do Cemitério João XXIII –, Berao explicou que a obra simboliza a conexão entre o céu e a terra, leveza, espiritualidade, angelitude e sabedoria, englobando os sentimentos de independência e liberdade.

Outra bela atividade do dia, que envolveu a participação direta dos cessionários, foi a ação Minhas Memórias e Meu Amor São Eternos. Os cessionários foram convidados a enviar fotos e frases sobre seus entes queridos e, no Dia de Finados, as fotos impressas foram expostas em um mural especial de homenagens. Também foi criado um vídeo especial, apresentado no decorrer do dia em um telão no João XXIII e publicado nas redes sociais do cemitério.

Também tivemos a Árvore das Memórias, onde nossos visitantes foram convidados a escrever mensagens póstumas para seus entes queridos, que foram expostas em uma árvore especial. 

No Espaço de conscientização ambiental, jovens líderes da ACM-RS distribuíram 2 mil mudas de temperos para os visitantes. Além disso, o cemitério contou com apresentações musicais ao ar livre e duas Celebrações Ecumênicas In Memoriam, que emocionaram o público presente no João XXIII.

Confira as fotos: