ENALI 2014

O voluntariado jovem é a principal força motora da ACM e, com isso em mente, há quase 50 anos é realizado o Encontro Nacional de Líderes (ENALI). O tema escolhido ao fim da edição de 2013 foi “Presente, Passado e Futuro do Encontro Nacional de Líderes”. Dessa forma, o foco do Encontro foi conhecer, debater e refletir sobre a essência juvenil e do Encontro.

Em 2014 o Encontro ocorreu na Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul, em sua Unidade na serra gaúcha. Entre os dias 18 e 21 de abril, jovens se encontraram a fim de discutir temas relacionados à juventude, socializar ações voluntárias e traçar metas para a liderança durante o ano.

A abertura do evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Canela e contou com a participação do Secretário-geral da Federação Brasileira de ACMs, Mauricio Vandorsee, a Presidenta da ACM do Rio Grande do Sul, Roseni de Oliveira Leal, o Secretário-geral da ACM do Rio Grande do Sul, José Ricardo Caporal, a Presidenta do Conselho da ACM Região das Hortênsias, Sheila Bertolucci, do Secretário Profissional da ACM Região das Hortênsias, Pascual Jesus Mostaceros e, representando a juventude do Rio Grande do Sul, Cristiano Ristov.

Uma vez que o evento foi aberto, as delegações foram conduzidas ao Acampamento Rincão do Coelho. Estiveram presentes 52 jovens, representantes das ACMs de São Paulo, Sorocaba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Santana do Livramento e Canela.

Logo na primeira noite os jovens puderam escolher as comissões das quais desejariam fazer parte e, na manhã seguinte, a palestra dada pela 2ª Vice-presidenta da ACM-RS, Bernadete Maria Franco Cunha, abordou o “Passado”. A voluntária acemista discorreu sobre os primeiros ENALIs e como eles eram realizados sob a sombra da ditadura, destacando as dificuldades que os jovens enfrentavam naquela época. Após esta palestra, os jovens tiveram alguns momentos para discutir sobre o tema, divididos em grupos, e então procederam para expor seus pensamentos sobre o que havia sido dito na palestra.

Passando para o tema “Presente”, o próximo debate girou em torno das políticas e programas acemistas para desenvolvimento de lideranças e empoderamento de jovens. Junto com Mauricio Vandorsee, Cristiano Ristov expôs a estrutura interna da ACM e falou sobre programas como o YGOR. O principal objetivo dessa palestra foi esclarecer aos jovens qual o seu papel dentro do movimento acemista e a importância da sua efetiva participação junto à instituição.

Ainda no mesmo tema, o advogado Jerônimo Terra Rolim falou sobre a participação do jovem na política e como ele se dispõe a ser subjugado pelo meio e as pessoas ao seu redor quando decide abdicar de seu direito de voto e voz no cenário político brasileiro. Jerônimo ainda, em resposta a perguntas feitas pelos Enalistas, falou brevemente sobre temas como Maioridade Penal e a necessidade de ser otimista quando se fala sobre participação na política. Desta palestra surgiu uma ideia que mais tarde seria incorporada à carta do evento: criar um grupo de debates abertos para conscientizar o jovem sobre política e outros temas. Com relação a esta ideia, foi ressaltada a necessidade de reavaliar e inovar nos meios de divulgação, para envolver o jovem de forma mais eficiente.

Após a elaboração da carta do evento por sua respectiva comissão, deu-se início ao debate sobre o “Futuro: o que queremos para o próximo Encontro Nacional e para a ACM?”. Em seguida, foi definido o tema do próximo Encontro, dentre propostas dos próprios Enalistas.

Como ação comunitária, no último dia do evento, foi realizada matroginástica ao ar livre no Centro da cidade de Canela, com o propósito de envolver a população e ao mesmo tempo divulgar o evento para a comunidade.

*Escrito pelo líder acemista Guilherme Cantareli