Meninos e meninas jogando no mesmo time, em um esporte que estimula princípios e valores como fair play, espírito de equipe, tolerância, inclusão e compreensão. Esta foi a essência do Encontro de Futebol de Rua da ACM-RS, realizado na tarde de 6 de agosto na sede da ACM Esportes Centro.
Cerca de 150 crianças, jovens e professores participaram do evento, que iniciou com uma clínica sobre a história e regras do Futebol de Rua, apresentada pelo instrutor Marcel Bica de Souza, da ACM Morro Santana. Foi um momento de esclarecimento e reflexão sobre temas como tolerância, cidadania e respeito às diferenças.
A programação do Encontro, além das partidas, também contou com atividades como recreação, dança circular com participantes do encontro e apresentação de um grupo de dança da ACM Vila Restinga Olímpica. O Encontro, coordenado pela Área de Desenvolvimento Social (ADS) e patrocinado pelo projeto “Eu amo Porto” da Pepsi, foi uma preparação para o 1º Festival de Futebol de Rua de Porto Alegre, que deve acontecer em novembro deste ano.
O Futebol de Rua vem sendo trabalhado pela ADS (Área de Desenvolvimento Social) da ACM-RS desde 2007. Em julho de 2008, a ACM-RS passou a integrar a Streetfootballworld, rede mundial que reúne projetos que utilizam o futebol como ferramenta para o desenvolvimento humano.
A rede tem apoio da FIFA e, no Brasil, além da ACM-RS, apenas mais duas organizações possuem essa chancela: Fundação Esportiva e Educacional Pro-Criança e Adolescente, de Santana de Parnaíba (SP), e Formação, de São Luís (MA).
O esporte tem ajudado a transformar a vida de diversos jovens em situação de vulnerabilidade social, ganhando cada vez mais adeptos em sua prática. O Futebol de Rua resgata os valores do esporte em sua essência, mostrando para crianças e adolescentes que existem questões mais importantes do que simplesmente ganhar uma partida do seu jogo ou do seu time preferido.
Conheça o funcionamento de cada partida:
1º Tempo: Neste momento, os participantes definem como as regras do jogo: com revezamento dos jogadores entre as diversas posições e com duração de 15 minutos, por exemplo.
2º Tempo: os times praticam o jogo de acordo com as regras determinadas.
3º Tempo: acontece uma reflexão pós-jogo, com avaliação sobre a prática do esporte realizado.