Felipe Kitadai é bronze no judô

Estreante em Olimpíadas conquista medalha ao derrotar o italiano Elio Verde


Felipe Kitadai abriu a porta para as medalhas brasileiras nas Olimpíadas de Londres. O judoca de 23 anos conquistou o bronze na categoria ligeiro (até 60kg) – o primeiro pódio do Brasil nos Jogos de 2012. Com muita emoção, o paulista derrotou o italiano Elio Verde apenas no golden score (morte súbita), com um yuko, para garantir um lugar no pódio em sua estreia olímpica.

Na luta que valeu a medalha, Felipe passou por um pequeno susto, ao trincar um dente que já havia quebrado durante um treino, no início de julho. Ao fim do combate, seu quimono estava manchado de sangue e molhado de lágrimas. De alegria, de orgulho, de uma emoção incontida.

O bronze de Kitadai foi a 16ª conquista em Jogos, e o ouro inédito de Sarah Menezes (até 52kg) no feminino fez o judô alcançar a 17ª. Além disso, o judô ainda comemora uma escrita de ganhar medalhas em todas as edições dos Jogos desde 1984, em Los Angeles.

Perfil

Felipe Eidji Kitadai nasceu em São Paulo, no dia 28 de julho de 1989. Aos 23 anos, ele faz parte da seleção brasileira de judô desde 2008. Com apenas 1,63m e 60kg, o ligeiro treina na Sogipa, no Rio Grande do Sul, e aprendeu muito com os conselhos do bicampeão mundial João Derly, também atleta do clube gaúcho. Destro, o paulista tem como principais golpes o ouchi-gari e o tae-otoshi – técnicas de perna. Atualmente, Kitadai é 14º lugar no ranking mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ).

O judoca tem entre os principais títulos da carreira a medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, quando viveu uma situação inusitada, ao sujar a calça do quimono de marrom, devido ao excesso de força para aplicar um golpe. Também se sagrou campeão da Copa do Mundo de Roma 2010 e dos Jogos da Lusofonia 2009. Foi prata no Mundial por Equipes de Paris 2011.

Fonte: www.globoesporte.globo.com/olimpiadas

Confira a foto do choro emocionado de Kitadai no tatame: (Foto: Agência AFP)