No dia 11 de junho de 2024, a Sala da Diretoria foi palco da celebração do Dia do Acemista, um evento que este ano coincidiu com o 180º aniversário da fundação da ACM, criada em 6 de junho de 1844 na Inglaterra pelo jovem George Williams.
A noite começou com um devocional conduzido por Márcio Coelho Gonçalves, Coordenador da Área de Esportes e Lazer, seguido pelas calorosas boas-vindas da Mestre de Cerimônias, a voluntária Maria Inês Ribeiro Schultz, Coordenadora da Comissão de Eventos, que destacou a importância dos princípios cristãos que fundamentam o movimento da ACM, presente em 120 países, promovendo o desenvolvimento espiritual, moral, físico e social das pessoas.
A Presidente da ACM-RS, Bernadete Maria Franco Cunha, saudou os presentes e expressou seu orgulho e satisfação pela data comemorativa. Em um momento especial, foi prestada uma homenagem ao ex-Presidente Enio Roberto Gonçalves Ferreira, cuja dedicação à ACM foi reconhecida com a inclusão de sua foto na Galeria de Presidentes e a colocação de uma placa, alusiva aos seus mandatos, no Espaço Nobre ao Colaborador Voluntário, na Sala de Reuniões da Diretoria. Por compromissos particulares, o ex-Presidente Enio Ferreira não pode estar presente, mas ficou o registro do reconhecimento de sua atuação.
Os homenageados da noite foram os voluntários que integram a Assembleia Geral de Associados Básicos e que, em 2024, completam 10 e 35 anos de voluntariado. O senhor João Stephanes Machado, com 10 anos de contribuição e a senhora Margit Steiner Lamachia, completando 35 anos de dedicação a ACM, receberam um certificado das mãos da Presidente da Bernadete Cunha. A senhora Margit relatou um pouco de sua trajetória junto a ACM-RS.
Após a fala dos Associados Básicos homenageados que exaltaram suas trajetórias na ACM, o filho da Associada Básica, Margit Steiner Lamachia, Sr. Leonardo Lamachia, discursou sobre a importância da existência de instituições como a ACM e o carinho de como sua mãe fala sobre a instituição. Além disso, a escritora Ana Pregardier, autora do livro Algumas Histórias Acemistas, comemorando os 120 anos da ACM também falou sobre o aniversário da instituição e sua importância na vida de milhares de pessoas.
Em comemoração aos 180 anos da ACM no Mundo, o movimento acemista participou de uma audiência com o Papa Francisco, que liderada pela ACM-RS, com a participação de representantes da YMCA Latinamérica y Caribe e YMCA of the USA, receberam uma benção pelo aniversário e pela atuação histórica da organização. Esse momento especial será registrado em uma placa comemorativa, com uma foto da delegação presente na audiência. Durante a cerimônia, a Presidente Bernadete Cunha e o Secretário-geral José Ricardo Caporal foram convidados a descerrarem a placa comemorativa. Além disso, foram como recordação uma foto dos momentos com o Papa aos membros da delegação, terços e pins dos 180 anos como lembrança dos 180 anos da ACM no Mundo.
O evento que contou com a presença de voluntários e profissionais, foi uma celebração emocionante e significativa, reforçando o compromisso da ACM com seus valores e sua missão de promover o desenvolvimento integral das pessoas ao redor do mundo.
Confira as fotos: