Inclusão: uma inspiração para todos na ACM-RS

Na ACM-RS, acreditamos que, para que a diversidade realmente exista, não basta respeitar. Temos, também, que incluir.
E incluir significa acolher, conviver, compartilhar, ensinar e aprender.
Porque, quando recebemos um aluno com necessidades especiais, o que nos salta aos olhos é uma palavra: especial. Palavra que define pessoas únicas, maravilhosas e cheias de possibilidades, não apenas para si próprias, mas também para todos os que as rodeiam.

Possibilidades de superação, de adaptação, de luta contra a adversidade. Possibilidades que se transformam em exemplos. Exemplos que inspiram. Inspiração que se transforma em respeito, carinho, tolerância, atitude e admiração.

Na ACM-RS, somos inspirados todos os dias.
São 80 alunos em educação inclusiva no Colégio ACM Centro.
Eles contam com professores e funcionários preparados para apoiá-los, infraestrutura adaptada para recebê-los, uma proposta pedagógica adequada para integrá-los e colegas que enxergam neles uma diferença: o time para que torcem.
Mais de 90 atendidos pelo Projeto Borboleta, que recebe na ACM Esportes Centro crianças e adolescentes entre seis meses e 24 anos de idade.

 

 

O Projeto Borboleta tem 15 anos de caminhada, nos quais vem obtendo resultados significantes, todos compilados através de testes qualitativos e quantitativos.
A importância do trabalho está na valorização do ser humano. Através dos movimentos lúdicos e do meio aquático utilizados como ferramenta de ação nos seus aspectos motor, cognitivo, emocional e relacional, o indivíduo evolui. Suas relações o impulsionam na busca da autonomia, melhorando sua qualidade de vida e desenvolvendo suas potencialidades.

O Borboleta, projeto social atende crianças e jovens, independente de sua condição financeira, através de parcerias públicas e privadas, convênios e programas assistenciais dos governos e municípios.

Respeito à diversidade humana. Princípio básico para a ACM-RS.