O Cemitério Ecumênico João XXIII está de aniversário

O Cemitério Ecumênico João XXIII está de aniversário: são 40 anos de um trabalho com muita qualidade e dedicação

No dia 27 de abril de 1972, foi entregue à comunidade portoalegrense, em ato público, o Ecumênico João XXIII (CEJXXIII). São 40 anos de um trabalho com muita qualidade nos processos, nas relações de trabalho, nas práticas de responsabilidade social e, principalmente, nos serviços prestados. Durante toda sua existência, o CEJXXIII manteve constantes processos de avaliação. Em 1995 o Cemitério deu início aos processos de planejamento estratégico. Em 1999 iniciou o processo de busca pela Qualidade, através da adesão do CEJXXIII ao Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) e de treinamentos de colaboradores no curso de avaliadores.


A partir de 2000, recebeu diversos prêmios de qualidade do PGQP: Medalha de Bronze (2000), Troféu Bronze (2002),  e Troféu Prata (2003 e 2007). Além destes, em 2006 o Cemitério recebeu o Prêmio Nacional de Opinião Pública, na categoria “Novos Mercados”, e em 2008 recebeu o certificado do Programa Nacional da Qualidade SINCEP/ACEMBRA, reforçando seu reconhecimento em nível nacional.


Responsabilidade social

Entre os valores do CEJXXIII, está a responsabilidade social. Importante parte de seu resultado financeiro é investida nas Unidades de Desenvolvimento Social da ACM-RS (ACM Cruzeiro do Sul, ACM Vila Restinga Olímpica e ACM Morro Santana) e nos projetos sociais da instituição (Centro Social João XXIII, Bolsa Escola, Centro Refap Cidadã e Projeto Borboleta). Anualmente são realizados cerca de 1 milhão de atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente crianças e adolescentes, que participam de diversas atividades envolvendo educação, esportes, saúde, capacitação profissional, convivência e orientação social, voluntariado e liderança.


Curiosidades sobre a história do CEJXXIII

O local onde hoje está instalado o Cemitério abrigava o Estádio da Montanha ou “Colina Melancólica”. O estádio foi a casa do Esporte Clube Cruzeiro, de Porto Alegre, entre 1941 e 1970. Hoje, 40 anos depois de sua construção, quem visitar o local ainda poderá ver as arquibancadas e o túnel de acesso do campo do Cruzeiro. “Ao manter a estrutura arquitetônica, o João XXIII sustenta sua visão institucional de ‘ser um espaço Ecumênico e Cultural, um lugar de memória e reverência’…”, salienta o coordenador do CEJXXIII, Márcio Rolim.