O Dia das Mães e a ACM-RS

A data foi celebrada a 1ª vez no Brasil no ano de 1918, na ACM do Rio Grande do Sul (em Porto Alegre). Saiba mais sobre a história da comemoração.

O Dia das Mães é uma data muito especial para a ACM-RS. Já na antiguidade, algumas culturas possuíam eventos e festividades para “deusas mães”, e no século XVII, na Inglaterra, famílias começaram a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas.


Anna Jarvis e a criação da data nos Estados Unidos

Considera-se Anna Marie Jarvis (imagem ao lado) e suas iniciativas como a responsável pela idealização da data.


Na Filadélfia (EUA), Anna perdeu sua mãe no ano de 1905. Três anos depois, em 10 de maio de 1908, ela organizou uma cerimônia na igreja na qual frequentava em honra a sua e todas as mães, em West Virginia (EUA). A comemoração era prestada de forma delicada, através do simbolismo de dois cravos: vermelho e branco. O cravo de cor vermelha seria usado na lapela da roupa por aqueles cujas mães estivessem vivas. Enquanto isso, os filhos órfãos se apresentariam usando um cravo branco.

Com a grande acolhida recebida pela comunidade, Anna quis que a celebração fosse reconhecida como um feriado. Depois de lutar três anos para oficializar a data, finalmente, em 26 de abril de 1910, o governador de West Virgínia, William E. Glasscock, acrescentou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Em pouco tempo outros estados dos Estados Unidos aderiram à comemoração e com isso, em 1914, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, formalizou a data no país, que deveria ser comemorada no segundo domingo de Maio, conforme sugestão de Anna Jarvis. Rapidamente, mais de 40 países adotaram a data.

http://www.myhero.com/images/Other/Beck/g1_u42990_anna_jarvis.jpg

A ACM-RS e a introdução da data no Brasil

No Brasil, coube à ACM-RS a iniciativa da comemoração. A data foi trazida ao Brasil, em 1918, pelo então Secretário-geral da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul, Frank Long. Aos poucos, a festividade foi se espalhando pelo país e, em 1932, através do decreto 21.366, o feriado foi oficializado pelo presidente Getúlio Vargas. Quinze anos depois, o dia foi incluído no calendário oficial da Igreja Católica pelo Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Jaime de Barros. Quando a data completou 50 anos, em 1968, a ACM-RS recebeu um selo comemorativo do governo. O mesmo ocorreu em 2013, quando a comemoração do Dia das Mães completou 95 anos.


Confira abaixo as imagens históricas da primeira comemoração do Dia das Mães no Brasil, em Porto Alegre, na ACM-RS:


Além das atividades acima, as unidades da ACM do Rio Grande do Sul, nas diferentes cidades e comunidades onde a instituição atua, também irão promover ações e eventos especiais em comemoração ao Dia das Mães. Consulte sua unidade para mais informações.