O Dia das Mães e a ACM-RS

A data foi celebrada a 1ª vez no Brasil no ano de 1918, na ACM do Rio Grande do Sul (em Porto Alegre). Saiba mais sobre a história da comemoração.

O Dia das Mães é uma data muito especial para a ACM-RS. Já na antiguidade, algumas culturas possuíam eventos e festividades para “deusas mães”, e no século XVII, na Inglaterra, famílias começaram a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas.


Anna Jarvis e a criação da data


Considera-se Anna Jarvis e suas iniciativas como a responsável pela idealização da data. A ideia surgiu a partir de um episódio ocorrido na vida pessoal de Jarvis, a morte da mãe em 1905. As amigas, muito preocupadas com seu estado depressivo depois do fato, fizeram uma festa para eternizar o dia.


A primeira celebração ocorreu em 1908, no Estado de West Virginia/EUA, e a comemoração era prestada de forma delicada, através do simbolismo de dois cravos: vermelho e branco.
O cravo de cor vermelha seria usado na lapela da roupa por aqueles cujas mães estivessem vivas. Enquanto isso, os filhos órfãos se apresentariam usando um cravo branco.


Com a grande acolhida recebida pela comunidade, Anna quis que a celebração fosse estendida a todas as mães. Depois de lutar três anos para oficializar a data, finalmente, em 26 de abril de 1910, o governador de West Virgínia, William E. Glasscock, acrescentou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Em pouco tempo outros estados dos Estados Unidos aderiram à comemoração e com isso, em 1914, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, formalizou a data em todo o território nacional, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Rapidamente, mais de 40 países adotaram a data.


A ACM-RS e a introdução da data no Brasil


No Brasil, coube à ACM-RS a iniciativa da comemoração. A data foi trazida ao Brasil, em 1918, pelo então Secretário-geral da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul, Frank Long. Aos poucos, a festividade foi se espalhando pelo país e, em 1932, através do decreto 21.366, o feriado foi oficializado pelo presidente Getúlio Vargas. Quinze anos depois, o dia foi incluído no calendário oficial da Igreja Católica pelo Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Jaime de Barros. Quando a data completou 50 anos, em 1968, a ACM-RS recebeu um selo comemorativo do governo.


Confira abaixo as imagens históricas da primeira comemoração do Dia das Mães no Brasil, em Porto Alegre, na ACM: