Ensino Fundamental I Colégio ACM

Apresentação Ensino Fundamental I – Anos Iniciais

O Ensino Fundamental I do Colégio ACM tem o foco a formação integral através de um ambiente acolhedor e que busca situações que favoreçam a formação de bons hábitos e atitudes, proporcionando o desenvolvimento da responsabilidade e da autonomia. Aqui são estabelecidas relações de ética e respeito às diferenças, buscando desenvolver valores que formam uma vida cidadã.

A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando o domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e do entendimento de mundo. A divulgação da aprendizagem é realizada trimestralmente, através de parecer descritivo até o 2° ano do Ensino Fundamental e por meio de notas a partir do 3° ano do Ensino Fundamental.

Ensino/Currículo

  • Programa Bilíngue: os alunos têm cinco aulas de inglês por semana, integrando o idioma com outras disciplinas a partir da abordagem de ensino (Content and Language Integrated Learning), proporcionando um aprofundamento prático nesta língua.
  • Professores especializados nas disciplinas de Inglês, Artes, Música, Educação Física e na Hora do Conto.
  • Material didático e plataforma de educação SAS (Sistema de Ari de Sá) com materiais de apoio e alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
  • Aulas de Educação Física aquática uma vez na semana.
  • Hora do Conto/Projeto de leitura: essas atividades são desenvolvidas para que o aluno aprenda diversas habilidades de modo lúdico e autônomo por meio da leitura. O projeto de leitura é uma estratégia de engajamento e estímulo ao hábito.
  • Acantonamentos e intercâmbios culturais: são atividades que reforçam o compromisso do Colégio ACM em um dos seus pilares fundamentais, que é a vivência de intercâmbios educativos.

Principais Projetos Institucionais

1º ANO: a descoberta da escrita e a Festa do Caderno.

As crianças recebem informações e conhecimentos sobre o mundo letrado muito antes de entrarem na escola. Através de livros, rótulos, placas, revistas, outdoors e aparelhos eletrônicos, os pequenos já interagem com o universo da linguagem escrita. Dentro deste contexto, o projeto busca aproveitar as experiências e conhecimentos de letramento trazidos pelas crianças e incentivar novas descobertas, o que valoriza as primeiras tentativas de escritas espontâneas e fornece energia para encarar novos desafios.

A Festa do Caderno marca um momento importante no processo de alfabetização das crianças do 1° ano do Ensino Fundamental, pois esta é a época em que os alunos recebem o seu primeiro caderno com linhas.

Esta importante fase de transição requer um trabalho conjunto entre família e escola para que a criança se sinta segura e acolhida. Essa parceria contribui para que o estudante tenha seu próprio tempo respeitado e suas potencialidades e dificuldades reconhecidas.

Ensinar as crianças a vibrarem frente às novas possibilidades é essencial para que estejam preparadas para os momentos de transição pelos quais irão passar no decorrer da vida. Isso se aplica não apenas à infância, mas também quando atingirem a fase adulta.

2º ANO: o processo construtivo da palavra ao texto.

Para encerrar o processo de alfabetização das turmas do segundo ano do Ensino Fundamental, os alunos construirão um livro com histórias e desenhos feitos por eles próprios. A culminância do projeto será com uma tarde de autógrafo. Tudo isso será feito com o objetivo de valorizar a prática da leitura e da escrita, desenvolver a criatividade e autonomia do aluno.

3º ANO: aperfeiçoamento de Estudos Sociais e Ambientais.

O trabalho norteador do terceiro ano consiste nos estudos sobre a cidade de Porto Alegre. Eles possuem a finalidade de aprofundar os conhecimentos sobre o município em que a escola se  localiza e os estudantes residem. Promover a reflexão sobre o progresso do município fazendo relações da atualidade com os fatos históricos buscando soluções individuais e coletivas para questões sociais e ambientais. Tudo isso visando a qualidade de vida dos cidadãos do município. Eles têm como objetivo analisar os aspectos físicos, sociais e culturais do município de Porto Alegre a fim de reconhecer-se como  cidadão porto-alegrense para valorizar a importância histórica e praticar a cidadania.

4º ANO: imigrações no Rio Grande do Sul e Mostra Cultural

A miscigenação e a troca de culturas foram fundamentais para o desenvolvimento do nosso estado. É possível perceber as contribuições dos povos colonizadores através da culinária, costumes, sotaques, músicas e outros aspectos. Os alunos do 4° ano estudaram o Rio Grande do Sul e as contribuições dos imigrantes. Posteriormente, foi organizada uma apresentação dos trabalhos.

5º ANO: Festa da Caneta e Provinha SAS

A Festa da Caneta marca a transição ao Ensino Fundamental II, quando o uso da caneta, em vez do lápis, passa a ser obrigatório. Os estudantes, durante a festividade, entendem o motivo da celebração e a responsabilidade que vem junto à primeira caneta.

O momento conta com a contribuição das famílias e dos professores das disciplinas especializadas. São apresentados vídeos que trazem mais uma vez a importância dessa fase de transição e mostram aos estudantes os motivos de estarem preparados e atentos às mudanças que acontecerão na vida escolar no próximo ano.

A Provinha SAS é uma avaliação que acontece em todas as escolas que usam a plataforma SAS (Sistema Ari de Sá) no Brasil. Ela tem como objetivo permitir que às unidades educacionais e os familiares acompanhem a evolução dos seus alunos e o desempenho da própria escola em âmbito nacional.

Nossas Matrículas estão abertas para 2023. Garanta sua vaga! Agende uma entrevista para conhecer o Colégio ACM e conversar com a área pedagógica clicando nos botões abaixo (para entrar em contato conosco via mensagem de WhatsApp ou ligação telefônica) ou preencha o formulário no final da página.

whats_135     fone_135

QUER MAIS INFORMAÇÕES?

Entre em contato conosco para receber um atendimento personalizado.

Se preferir, ligue para (51) 3213.6000