Cemitério Ecumênico João XXIII recebe milhares de visitantes com programação especial de Finados

Um dia para homenagearmos aqueles que não estão mais conosco. Assim é o Dia de Finados, uma data carregada de carinho, memória e saudade. Neste ano, o Cemitério Ecumênico João XXIII desenvolveu uma programação especial para Finados, visando proporcionar momentos de reflexão sobre a valorização da vida às mais de 10 mil pessoas que nos visitaram durante o feriado.

Durante o sábado, os visitantes foram recebidos com um Hall de Homenagens. Tratou-se de uma ação especial, organizada em parceria com o SINCEP (Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil), na qual as pessoas foram convidadas a escrever mensagens numa pequenos pedaços de papel. Em seguida, estes recados foram pendurados em uma árvore trazida especialmente para o ato – constituindo, assim, suas folhas.

Também foram oferecidos exames gratuitos de glicose e pressão arterial, além de um teste de capacitação pulmonar – em parceria com o Lions Club e com o Grupo IAA-RS. O João XXIII ainda contou com uma central de atendimento do CVV (Centro de Valorização da Vida), onde voluntários receberam, aconselharam e consolaram todos aqueles que buscaram qualquer tipo de amparo.

Enquanto isso, um grupo musical, formado por dois violinistas e uma violoncelista, transitou pelos blocos do cemitério ao longo do dia, parando em lugares estratégicos para preencher os corredores do João XXIII com belas melodias – em geral, releituras de clássicos da música, tocadas com instrumentos de corda.

Um grupo de jovens líderes acemistas auxiliou os visitantes durante as atividades. Eles ainda distribuíram balões e outras lembranças, além de trabalharem no espaço de conscientização ambiental, onde foram distribuídas mudas de alecrim, manjericão e outros temperos.

Fechando a programação, foram realizadas duas Celebrações Ecumênicas In Memoriam – uma de manhã, outra à tarde -, reunindo centenas de pessoas no altar do cemitério. Celebradas pelo Frei Adelar Antonini, contaram com acompanhamento musical e uniram todos os presentes em um momento carregado de oração, reverência e emoção.

Gostou?

Compartilhe essa notícia com seus amigos.

Tweetar