Prevenção contra a gripe

ACM Esportes Centro e Colégio ACM Centro instalam dispensers com álcool gel

Para auxiliar na prevenção da doença que já fez três vítimas fatais entre os gaúchos, a ACM Esportes Centro e o Colégio ACM Centro passarão a oferecer em suas instalações dispensers com álcool gel para higienização das mãos. O uso do produto é indicado pelo Ministério da Saúde como uma das formas de se evitar o contágio pelo H1N1, vírus causador da Gripe A.

Gripe A:

Também conhecida como gripe, a influenza é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação são as pneumonias, que são responsáveis por um grande número de internações hospitalares no País. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.

Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se, em geral, por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. É uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquirir influenza várias vezes ao longo de sua vida. É também freqüentemente confundida com outras viroses respiratórias, por isso o seu diagnóstico de certeza só é feito mediante exame laboratorial específico.

Dicas para evitar a gripe:

1 – Vacinação anual contra a gripe, especialmente para os idosos: a vacina contra a gripe geralmente é aplicada antes de iniciar o inverno. Geralmente a vacina contra a gripe tem uma eficácia em torno de 70 e 90%. Nos idosos, esta vacina pode impedir complicações relacionadas à gripe, como pneumonia e sinusite, reduzindo internações e óbitos.
2 – Lavar as mãos: a lavagem correta das mãos é uma das maneiras mais eficazes de se prevenir muitas infecções, inclusive a gripe. O uso de álcool gel também é recomendado.
3 – Comer e dormir bem: uma dieta pobre e um sono ruim podem diminuir a imunidade corporal e tornar o organismo mais vulnerável a infecções. Uma dieta equilibrada que enfatiza frutas e vegetais frescos, cereais integrais e ainda pequenas quantidades de proteína magra (carne de peixe ou frango) funciona para a maioria das pessoas. Por outro lado, a quantidade de sono necessária para um sistema imunitário saudável varia de pessoa para pessoa. Em geral, os adultos precisam dormir de sete a oito horas de sono numa noite. Crianças e adolescentes precisam de mais descanso – entre nove e dez horas todas as noites.
4 – Exercícios físicos: a prática de exercícios físicos regulares fortalece o sistema imune, ajudando a prevenir a ocorrência de infecções em alguns casos.
5 – Evitar multidões durante a época da gripe: a gripe se propaga facilmente onde as pessoas estão aglomeradas, como em creches, escolas, edifícios de escritórios, auditórios e transportes públicos. Ao evitar multidões durante a época gripal, você pode reduzir suas chances de infecção.