
ORAÇÃO COMO DESCANSO:
POR ANASTASIA BERMAS, YMCA DE ODESSA, UCRÂNIA
Meu nome é Anastasia e tenho 29 anos. Nasci e cresci na ensolarada cidade de Odessa, na Ucrânia. Por causa da guerra, atualmente moro na Alemanha, o que tem sido uma transição muito difícil para mim. No entanto, em meio a este período de incertezas, Deus está me ensinando a confiar Nele mais plenamente e a depender de Sua fidelidade.
Sou apaixonada por trabalhar com pessoas, cantar em um coral e participar de atividades criativas. Neste outono, comecei meus estudos no Seminário Teológico Evangélico Ucraniano, convencida do poder transformador da Igreja de Deus e de Sua obra em nós e através de nós. Faço parte da Igreja da Santíssima Trindade em Odessa, que colabora com várias organizações; foi por meio dessa rede que conheci a YMCA em nossa cidade.
Fico comovida ao ver como Deus une pessoas de diferentes origens para realizar coisas maravilhosas. É um verdadeiro privilégio fazer parte deste projeto da Semana de Oração. Estou orando por cada momento desta semana. Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com você e seus entes queridos!
INTRODUÇÃO
Olá, como vai? Não consigo ouvir sua resposta agora, mas quero que esta pergunta seja uma porta de entrada para o tema de hoje e, acima de tudo, para sua própria conversa com Deus.
Reserve um momento para fazer uma pausa e responda a si mesmo com sinceridade: Como seu corpo se sente? Quais emoções residem em você? Em que seus pensamentos estão focados? Qual é o seu estado espiritual?
Leve essas respostas à presença de Deus. Aproxime-se Dele com confiança e abra seu coração. Diga a ele como você se sente, aqui e agora.
Vivemos em um mundo agitado, onde sempre há algo acontecendo e tudo parece urgente. Há uma luta constante por nossa atenção e recursos. Diferentes áreas da vida exigem nossa presença e foco, e o ritmo se torna avassalador: sentimos a pressão de dar conta de tudo. Nosso entorno, as redes sociais e a televisão criam um ruído constante e desnecessário.
Em meio a essa algazarra, fica difícil ouvir o sussurro suave de Deus e sintonizar com o Seu ritmo para nossas vidas. Não é de se admirar, então, que nos sintamos confusos, ansiosos e exaustos. Precisamos de pausas: momentos de renovação que revigorem nossa força espiritual, física e emocional.
Às vezes, alguns minutos de silêncio são suficientes; outras vezes, precisamos de uma temporada inteira — um ano,
ou até mais — para respirar aliviados novamente.
Para mim, 2023 foi esse ano: um tempo de descanso e restauração. E foi a oração sincera que marcou o início dessa jornada.

