Queridos amigos,
Faz um ano que zarpamos juntos nesta jornada.
Em 2019 vimos jovens no mundo inteiro desafiando o status quo sobre alguns dos maiores problemas que a humanidade está enfrentando atualmente.
Mudanças climáticas, desigualdades econômicas e revoltas democráticas.
Jovens tomaram todos os cantos do planeta em uma tempestade. Eles reabriram nossos olhos e corações com suas vozes.
Em 2019, nós também celebramos 175 anos da linda história de nossa ACM.
E eu testemunhei algo lindo em nossa comemoração.
Nosso movimento é como o oceano vasto e sem fim. Está vivo! As ondas nunca ficam paradas e mesmo onde elas param, a água corre pelas profundezas.
Durante os últimos meses, vocês me convidaram para suas casas e suas ACMs ao redor de todo o mundo. Eu ouvi os visionários que existem em cada ACM em que estive.
Quando eu ouço e vejo vocês, eu entendo de forma muito pessoal o que significa estar em suas posições.
Isso me levou de volta à quando eu era um jovem de 15 anos no Togo / África, o meu país, quando nos juntamos para responder às necessidades de nossas comunidades.
Tijolo por tijolo, árvore por árvore, nós criamos nossa ACM a partir do zero.
Nós sentimos as necessidades de nossa comunidade e agimos para criar uma organização que pudesse conter nossos sonhos e nos dar um espaço para fortalecer nossa visão.
Naquele momento, eu encontrei um lugar onde cada um era importante.
Agora, 40 anos depois, minha fé em nossa ACM e como ela pode moldar o futuro de cada uma das pessoas permanece inabalada.
Nossa ACM sempre será um lugar onde cada um importa.
Neste caminho, contudo, eu também ouvi jovens dizendo que eles não confiam mais nas instituições ou nos líderes para guiarem eles ao futuro.
Eu vejo uma crise de confiança no mundo inteiro.
E me pergunto: como poderíamos nos tornar um movimento que busque empoderar jovens para recuperar essa confiança?
Confiança, afinal de contas, não é construída somente nas glórias do passado, mas em um humilde e ousado compromisso com o presente.
Está claro que não podemos recuperar a confiança dos jovens com as mesmas ações que nos acostumamos.
Nós não podemos mudar nosso passado, mas podemos moldar nosso futuro.
E ao mesmo tempo que não devemos imitar ou recriar o passado, nós podemos aprender com ele enquanto seguimos em frente.
As marés estão mudando.
O futuro está sempre sob nossos pés.
Nós coexistimos com oportunidades e desafios a cada momento que passa.
Em tempos de incertezas como estes, marinheiros ergueram os olhos para o céu para ver esperança além do horizonte.
Eles olharam para um ponto para alcançar seu destino.
Eles seguiram a Estrela Polar.
Mesmo quando eles não podiam vê-la, eles sabiam que ela estava lá. Através das tempestades e da noite, a Estrela Polar permaneceu inabalável.
Para nós respondermos nosso chamado como um movimento global, nós precisamos achar nossa estrela, nosso propósito coletivo, juntos.
Enquanto esse novo ano inicia, eu sou agradecido a todos vocês por um navio forte e uma tripulação comprometida frente à ventos contrários sem precedentes.
Nossa habilidade de permanecer no curso em fortes ventos significa que podemos adaptar, ajustar e seguir adiante para aprender com os desafios da jornada à nossa frente.
Enquanto navegamos para o futuro, eu gostaria de reiterar meu convite para prosseguirmos juntos com nossa fundamental colaboração.
Nós devemos fixar nossos olhos no horizonte.
Nós devemos engajar nossos movimentos em todos os níveis com conversas que deem origem para definirmos nosso objetivo coletivo para 2044.
Nós prometemos manter o empoderamento de jovens como a prioridade principal de nosso movimento, e nós nos esforçaremos para usar mais tecnologias para melhorar a forma como trabalhamos juntos, como falamos um com o outro de uma maneira mais eficiente e colaborativa.
Enquanto este novo ano começa, estou comprometido em continuar construindo confiança com vocês em todos os níveis de nosso movimento.
Nós celebraremos nossas vitórias pelo caminho, mas eu também compartilharei abertamente quando eu não souber as respostas ou me sentir incerto.
Em nome de minha Presidente Patricia Pelton e do Comitê Executivo da Aliança Mundial das ACMs, por favor aceite nosso desejo de um 2020 pacífico e cheio de significado.
E que a paz e o amor de Deus esteja com você para guiá-lo todos os dias em todos os passos que você der.
Feliz 2020!
Seu, em colaboração e serviço,
Carlos Madgiri Sanvee
Secretário-geral da Aliança Mundial das ACMs